Artigo
Medo de qu??

::: 30/09/2006

Luto e dor, perdas consideradas irrepar?veis, enfim, medo da morte. Vamos contar um pouquinho a hist?ria da morte, esta palavra t?o negada, mas inevit?vel. A morte teve uma forma de ser encarada em cada ?poca da exist?ncia: Antiguidade, Idade M?dia , Renascimento, Modernidade, Idade Contempor?nea ... vamos colocar desta forma, mais sucinta.

Na Antiguidade, a morte era cultuada, atrav?s de rituais espec?ficos onde o luto era vivido de uma forma intensa, por?m, natural.

J? na Idade M?dia, com a influ?ncia do catolicismo, a morte passou a ser considerada uma passagem para uma vida melhor, tornando-se mais natural ainda, com o luto menos intenso, por?m bastante natural onde crian?as e jovens participavam tamb?m. Os vel?rios eram feitos em casa, comes e bebes, para receber os amigos, o caix?o carregado a v?rias m?os pela cidade at? seu destino final que praticamente no fundo do quintal.

No Renascimento, a morte era glorificada, o drama estendia-se de forma magistral como Romeu e Julieta. Era lindo morrer por amor, seja ele qual fosse.

Da Modernidade at? a fase contempor?nea houve uma mudan?a bastante radical na forma de encarar a morte. As pessoas passaram a tem?-la, passou a ser vista como algo ruim. A partir da?, os corpos inertes passaram a sair de dentro de casa, de perto das crian?as e adolescentes e passaram a ser levados para o Parque da saudade da saudade da saudade .... ou seja o mais distante poss?vel.

E como fuga, h? uma banaliza??o da morte atrav?s de filmes, jogos virtuais, novelas ... Fazendo com que a morte se torne habitual demais para ser notada. Isso ? uma forma de nega??o da morte. Observa-se hoje uma supervaloriza??o da vida onde as pessoas n?o est?o querendo envelhecer e, assim, uma desvaloriza??o da morte, muitas vezes prolongando sofrimentos atrav?s da alta tecnologia, que se ligam a sentimentos ego?stas e possessivos

Onde quero chegar? N?o sei. Diante de tantas mortes coletivas e individuais ficamos assombrados ou entendemos o ?bvio, que para alguns, nada ? por acaso. Portanto, diante do inevit?vel, visto que tanta tecnologia ? nada quando chega a hora de morrer, eu pergunto: medo de qu??


Ana Stuart
? psic?loga e terapeuta familiar

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Ana Stuart aguarda suas sugest?es no e-mail viver_psique@acessa.com.