• Assinantes
  • Só Sabor
    Quarta-feira, 11 de outubro de 2017, atualizada às 17h02

    Festival Gastronômico Sabores da Serra movimenta Ibitipoca em outubro

    Da redação

    Acontece entre os dias 20 a 22 de outubro, a segunda edição do “Sabores da Serra”, em Conceição de Ibitipoca. O evento é uma realização da Rede Ibitipoca Turismo e Hospitalidade, em parceria com a Prefeitura de Lima Duarte. Confira a lista de participantes.

    O Festival Gastronômico tem como tema “Cio da terra, o ouro à mesa”, inspirado no conceito do ‘Slow food’ - alimento bom, justo e limpo - movimento que se contrapõe ao ritmo frenético do ‘fast food’. O objetivo é a valorização dos agricultores e criadores que trabalham com produção limpa, um dos pilares do ‘Slow food’: alimentos que não prejudicam a saúde do consumidor nem os trabalhadores, não poluem o meio ambiente, nem exploram os animais durante a produção.

    Produtos como o queijo, palmito de pupunha, ora pro nobis, cordeiro, frango caipira, porco, milho (fubás), pinhão, flores comestíveis e as PANC’s (plantas alimentícias não convencionais) serão utilizados nos pratos dos estabelecimentos participantes.

    Programação especial

    'O Deguste' marca o lançamento do festival no dia 20 de outubro, às 18h, na Escola Municipal Padre Carlos. A degustação de pequenas porções estará a cargo do ‘chef’ Laudinei Tadeu do Carmo (instrutor de formação profissional do Senac em Barbacena).

    Paralelamente, acontece a abertura da Feira de Produtos Regionais, na praça da Igreja Matriz, no coração de Conceição de Ibitipoca. A tenda reunirá expositores de linguiça de cordeiro, queijos, doce de leite, palmito de pupunha, cachaça, pães, quitutes e cervejas artesanais, vinhos da Miolo, além de ‘food trucks’.

    A feira vai até domingo, dia 22, com show do músico Natto Mello, apresentações de teatro com a Cia. Tralha e 'performances' do grupo Grão de Circo.

    Estabelecimentos de Conceição de Ibitipoca e Lima Duarte (restaurantes, lanchonetes e pousadas) participam com um prato especialmente criado para o festival e serão identificados com um ‘banner’. O festival continua nos restaurantes até o final de novembro.

    A Feira Alegrias de Quintal, encontro idealizado por um grupo de pequenos produtores da região, com orgânicos, mudas, quitutes mineiros, biscoitos e doces, também participará da programação do Festival, em seu próprio local, na estrada entre a vila e o parque.

    ‘Chefs’ convidados

    O Festival Sabores da Serra traz a Ibitipoca ‘chefs’ consagrados em Minas Gerais.

    Rodolfo Mayer (Angatu - Tiradentes) e Flávio Trombino (Xapuri - Belo Horizonte) vão servir jantar (sábado, dia 21) e almoço (domingo, dia 22) exclusivos no Via Veneto - restaurante do Serra do Ibitipoca Hotel de Lazer.

    No Oliva Bistrô, a ‘chef’ Ana Paula Esteves recebe o ‘chef’ Beto Zaiden (Pasta Brasile e Maxipão - Juiz de Fora) para o Festim a 4 Mãos. Para ambos festins é preciso fazer reserva.

    O ‘chef’ Caíque Fonseca (Das Haus Comedoria - Juiz de Fora) participará da Feira de Produtos Regionais com uma Cozinha Show ao Vivo, apresentando a ‘paella’ mineira e ‘paella’ de PANC’s (plantas alimentícias não convencionais).

    Também na Feira, o ‘chef’ Mateus Abdo, em parceria com o Sítio Urucum, oferecerá um Cordeiro Orgânico no Fogo de Chão.

    Ainda marcará presença o consultor de vinhos da Miolo, Daniel de Siqueira Ferreira.

    Oficinas gastronômicas

    A programação do Festival Sabores da Serra contempla ainda oficinas de gastronomia no Espaço Aulas Senac. Instrutor de formação profissional do Senac em Barbacena, Laudinei Tadeu do Carmo coordenará oficinas de Gastronomia Sustentável (reaproveitamento de alimentos e PANC’s) e Preparo de Massas e Molhos.

    Também instrutor do Senac, Flávio Gomes falará sobre Preparo de Drinks. Ele e o enólogo da Miolo (RS), Daniel de Siqueira Ferreira ainda coordenam a oficina Os Segredos do Vinho e suas Harmonizações.

    As oficinas serão gratuitas e não haverá inscrições. Assentos por ordem de chegada com lotação de 25 pessoas. 

    Memória

    O Sabores da Serra foi lançado pela Rede Ibitipoca Turismo e Hospitalidade em 2015, em parceria com a Prefeitura de Lima Duarte (MG). Já em sua primeira edição, foi um sucesso, movimentando o turismo gastronômico em Ibitipoca e levando mais conhecimento à comunidade com oficinas de culinária do Senac. Para a segunda edição, a Rede está ampliando a programação e envolvendo ainda mais todos os restaurantes, bares, lanchonetes e pousadas da vila.

    Com informações da Assessoria

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.