Segunda-feira, 30 de outubro de 2017, atualizada às 16h53

Petrópolis Gourmet reúne 45 restaurantes entre os dias 11 e 20 de novembro

Da redação

A cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, a 103 km de Juiz de Fora, receberá, entre 11 de 20 de novembro, a 17ª edição do Petrópolis Gourmet. Este ano, o principal evento de gastronomia da Serra Fluminense contará com 45 restaurantes participantes, espalhados pelos diversos bairros e distritos do município. O tema escolhido para o festival este ano foi “De volta às origens”. A ideia apresentada, e logo abraçada pelos chefs, foi valorizar os produtos que eram consumidos na região ainda durante o século XIX, revisitando pratos que vieram para o Brasil junto com a colonização europeia.

Desta forma, nas mesas do Petrópolis Gourmet, estarão, lado a lado, os sabores que fizeram a história da região por meio da abertura da Estrada Real e as culinárias portuguesa, alemã e italiana. Para a confecção dos menus, que contarão sempre com entrada, prato principal e sobremesa, não foram listados ingredientes obrigatórios. No entanto, a condição apresentada aos chefs foi que usassem produtos existentes neste período de formação da cidade, como banana, pêssego, mel, frango, caça, suíno, embutidos, feijão, aipim, fubá, verduras e legumes.

A intenção é fazer, ao mesmo tempo, um passeio pela história e cultura da região e um resgate ao que hoje classificamos como “comida de verdade”, aquela que se encontra no quintal de casa, sem um processo pesado de industrialização por trás.

As joias da terra

Vários eventos paralelos acontecem durante os dez dias de festival. Entre eles, o Mercado Gourmet, montado no Shopping Vilarejo, no distrito de Itaipava, que funcionará nos finais de semana do Petrópolis Gourmet, nos dias 11,12, 18 e 19 de novembro. O espaço, fruto de uma parceria com o Festival Agroserra, contará com a comercialização dos produtos da gastronomia local, desde hortaliças até pães, passando por geleias, mel e matérias-primas que sejam a marca da mesa Serrana. A ideia é valorizar os produtores rurais da região, os grandes responsáveis por abastecer todo o Estado do Rio com uma variedade enorme de hortifrutis e produtos orgânicos no geral.

Quem for conferir o festival, ainda poderá participar das oficinas gastronômicas, que também ficarão concentradas no Shopping Vilarejo. As aulas serão ministradas por chefs estrelados do Rio e de Petrópolis, como Danio Braga, Barão Vieira, Ana Salles, Fred Tibau, Monica Sangali, Ricardo Gonzales e Javy Larroquet.

Festa para o paladar e para os ouvidos

Para completar a agenda do festival, a cereja do bolo: uma homenagem ao compositor erudito italiano Gioachino Rossini (1792-1868), que será tema de uma oficina ministrada pelo chef Danio Braga. Mas o que o autor do clássico “Barbeiro de Sevilha” teria a ver com um festival de sabores? É que, além de gênio da música, Rossini, um grande apreciador das trufas, se dedicou à gastronomia durante boa parte da sua vida. Ele criou pratos cultuados até hoje e, ao mesmo tempo, seu nome batizou menus de grandes chefs da época, dos quais ficou amigo. Essa iniciativa surgiu de uma parceria do Petrópolis Gourmet com o Instituto Municipal de Cultura.  

O Petrópolis Gourmet também contará com uma proposta social dentro de sua programação. Grande parte dos 44 restaurantes participantes do evento aderiu ao projeto “Cardápio Social”, que consiste na doação, por parte do consumidor, de R$ 2 sobre o preço do menu, que serão destinados para instituições da cidade. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Instituto da Criança.


Trio de mini hambúrgueres, acompanha batata rústica Sanduíche de camarão empanado, com alface americana, crispy bacon e maionese citrica, servido na ciabatta de abóbora. Acompanha batatas canoa com parmesan garlic Camarões VG (5 un) empanados na farinha de tapioca. Acompanha arroz negro com limão siciliano e molho de manga com laranja e mel Grande Hotel Salteado de tiras de filé de frango orgânico com legumes estilo oriental Pizza de javali com figo fresco e ervas

Com informações da Assessoria

ACESSA.com - Petr?polis Gourmet re?ne 45 restaurantes entre os dias 11 e 20 de novembro