Sábado, 23 de dezembro de 2017, atualizada às 8h50

Peru beer de Natal

Da redação

O chef e sommelier de cervejas Guilherme De Rosso, preparou uma receita especial para a época: Peru Beer de Natal, que leva cerveja e dá um gostinho ainda mais especial ao prato.

Ingredientes marinada peru

1 litro de cerveja do estilo “Christmas Ale” ou Dubbel
1/4 de xícara do himalaia
1/4 de xícara de açúcar mascavo
2 machos de tomilho
2 cabeças de alho esmagado
1 colher de sopa de pimenta do reino preta
1 colher de chá de pimenta chilli
4 cebolas médias em cubos
2 cenouras médias em rodelas
3 folhas de louro
1 laranja em rodelas
1 xícara de gelo

Modo de preparo
Em uma panela, coloque todos os ingredientes menos o gelo e a cerveja. Leve a fogo médio por aproximadamente dez minutos ou até o sal e o açúcar dissolverem e os aromas se fundirem com mais facilidade. Separe e deixe esfriar. Após isso adicione o gelo e a cerveja.

Em um balde coloque o peru, já previamente limpo e a marinada. Deixe-o marinando por aproximadamente 24h, virando a cada 3h, para que a marinada atue igualmente em todas as partes do peru. Após isso, tire o peru da marinada e seque a pele com pano ou papel toalha para que, no forno, forme aquela casquinha. Caso queira, abra pequenos cortes começando perto do pescoço, na pele e coloque entre a carne e a pele, fatias de bacon, para que a carne fique macia e a pele ainda mais crocante.

Amarre o peru com barbante para manter sua forma. Antes de colocá-lo no forno, deixe ele descansar em temperatura ambiente por 1h, para que asse de forma igual. Pré-aqueça o forno a 180ºC e coloque o peru. Caso tenha um termostato que vá no forno, espete-o na parte maior do peito, para que a carne chegue a aproximadamente 71ºC. Quando atingir essa temperatura tire do forno e deixe finalizar fora do forno para chegar a uma temperatura aproximada de 75ºC e deixar a carne macia, além de não perder seu suco interno, antes de servir. Caso não tenha o termômetro espeto, para um peru de 7 - 9 kgs, 3 a 3 1/2h, num forno a 180ºC, devem ser suficientes para atingir a temperatura interna desejada.

Recheio de Farofa

Ingredientes

250 g de farinha de mandioca ou de milho
200g de bacon
300g de miúdos de frango da sua preferência
1 xícara de marinada do peru
1 cenoura picada
1 cenoura em cubos
Cebolinha
Sal e pimenta do reino
200g de milho cozido

Frite o bacon e acrescente os miúdos. Acrescente a cebola, a cenoura e o milho. Deixe dourar um pouco e acrescente a farinha. Aos poucos coloque a marinada do peru até deixar a farofa úmida. É importante deixar a farofa bastante úmida para que não roube suco ou umidade da carne, deixando-a seca. Por último acrescente a cebolinha e é só rechear o peru.

ACESSA.com - Peru beer de Natal