"Venha provar meu brunch..."

O que comp?e essa refei??o meio caf? da manh?, meio almo?o?

Deborah Moratori
05/07/03

Sabe aqueles filmes americanos quando uma t?pica fam?lia dos Estados Unidos se re?ne ? mesa pela manh? para fazer uma refei??o ? base de ovos e bacon, waffles e panquecas, sandu?ches... Nada de cafezinho com um p?ozinho com manteiga! A? voc? pensa: "Mas isso ? quase um almo?o..."

Isso mesmo! Quase um almo?o... Brunch ? a palavra que explica tal refei??o, do ingl?s, breakfast + lunch. Traduzindo... O brunch ? uma refei??o meio caf? da manh?, meio almo?o... Tudo isso porque essa refei??o geralmente ? feita entre as 9 horas da manh? e as 13 da tarde.

Mas o que se come num brunch? Deixando os ovos com bacon americano de lado, essa refei??o ? parecida com um lanche da tarde... Al?m de tudo que se serve num caf? da manh?, num brunch voc? tamb?m pode ter tortas e mousses salgadas, sandu?ches, folhados, waffles, canap?s e panquecas e at? um prato principal. As bebidas incluem de ch? e caf? a sucos de frutas.

Que ocasi?o pede um brunch? Como essa refei??o come?a a ser servida pela manh?, ela ? uma ?tima op??o para festas que v?o acontecer neste hor?rio. ? uma forma delicada de voc? receber convidados, por exemplo, na recep??o de um casamento ou mesmo depois do batizado do beb?. Um brunch para comemorar um anivers?rio no campo, num s?tio ou numa granja tamb?m ? uma id?ia bastante original para se reunir os amigos.

Aten??o! Para que tudo corra bem voc? deve certificar-se se o n?mero de talheres e lou?a, como x?caras e pratinhos de sobremesa, ? suficiente para atender seus convidados. Antes de organizar o brunch tamb?m ? preciso decidir se os convidados estar?o assentados em mesas ou n?o.

De qualquer forma, uma boa id?ia para organizar essa festa ? dispor o que vai ser servido em tr?s mesas, uma para os pratos salgados, outra para os doces e a terceira para as bebidas. Os p?es, por exemplo, podem estar organizados em cestas, as frutas com cortes decorativos, presuntos, queijos e pastas devem estar pr?ximos... Organize tamb?m uma mesa s? para os talheres e lou?as. Enfeite tudo com flores do campo. Tudo decidido, s? falta escolher o menu. Delicie-se com as nossas dicas!

Um cafezinho
O tradicional Caf? n?o pode faltar (Leia mais!). Deve estar fresquinho e ser passado de acordo com o consumo dos convidados. Nada pior do que caf? requentado! Ofere?a a op??o de uma garrafa com caf? sem a?car para quem prefere tomar com ado?ante. Nesse caso, n?o se esque?a do ado?ante.

Para os dias muito frios, que tal servir uma Bebida Quente com Chocolate e Caf?. Essa receita tem conhaque entre os ingredientes, apesar de n?o se servir bebidas alco?licas em brunchs... Um Hot Sweet Coffee e um Caf? Cremoso tamb?m s?o ?timas pedidas para sair do trivial...

Sucos de frutas e ch?s variados s?o uma op??o para quem n?o aprecia o caf?. ?gua tamb?m n?o pode faltar! Servir ou n?o refrigerantes ? op??o de quem est? oferecendo o brunch.

Bem clarinho
Caf? da manh? sem p?o, n?o ? caf? da manh?... Por isso, o nosso bom e velho p?ozinho n?o poderia ficar de fora do brunch. Da francesinha Baguete que pode ser feita ou comprada na padaria a um delicioso P?o Espanhol, com azeitonas verdes, presunto, mussarela e requeij?o, n?o podem faltar op?es para serem servidas aos convidados.

Mesmo longe de Minas, o P?o de Queijo (Leia mais!) n?o pode faltar. Receitas caseiras costumam ser mais saborosas do que aqueles p?ezinhos de queijo que se vendem nos supermercados. Um P?ozinho de Milho tamb?m agrada todo mundo e os P?ezinhos de Presunto substituem o tradicional misto-quente.

E por que n?o preparar receitas doces que t?m o p?o como base? Abaixo seguem algumas sugest?es:

P?o de Mel
Rabanada
Panetone Caseiro
Sonho com Recheio de Chocolate

Para ado?ar
Tortas e bolos doces tamb?m s?o bem apreciados em caf?s da manh?. O Bolo de Fub? e as Broinhas de Fub? acompanham muito bem um cafezinho quentinho.

De frutas, o Bolo da Ma??, Aveia e Canela e o Bolo de Banana acompanham muito bem gel?ias de saborosas. N?o deixe que elas faltem no seu brunch...

  • Gel?ia de Goiaba
  • Gel?ia de Mexerica
  • Gel?ia de Jabuticaba

    Frutas tamb?m n?o podem faltar. Podem estar numa Compota de Frutas ou no Iogurte com Frutas. A Salada de Frutas Cremosa ? uma op??o para a Salada de Frutas Tradicional.

    S? um biscoitinho
    Biscoitos s?o outra tenta??o. Veja algumas dicas:

    Cookies de Cereais
    Biscoitos de Aveia
    Biscoito de Gengibre
    Biscoito de Am?ndoas
    Biscoito de Nata
    Biscoito de Coco
    Biscoito Polvilho
    Biscoitos de Morango
    Biscoitos com Gotas de Chocolate
    Biscoito Colorido

    Pastinhas, mousses e pat?s
    Para acompanhar uma torradinha ou at? mesmo o p?o de sal. Com o sabor tradicional do queijo, como a Pasta Quatro Queijos e do presunto como a Mousse de Presunto, ou de ingredientes mais sofisticados: Pat? de Ervas Finas, Pat? de Salame e Pat? de Salm?o Defumado.

    A Pasta de Beringela e a Pasta de gr?o-de-bico, os ?rabes Babaghanush e Homus, ficam uma del?cia com p?o s?rio.

    Surpresa!
    Se voc? quer mesmo impressionar seus convidados, vai precisar de umas receitas elaborad?ssimas e sofisticadas como ? o caso do Foie Gras, o famoso pat? franc?s de f?gado de ganso que nessa receita foi substitu?do por f?gado de galinha... Um Strudel de P?ra tamb?m chama bastante aten??o e o Waffle Light agrada qualquer convidada que n?o quer sair do regime.

  • Quiche de Tomate Seco
  • Brunch
  • P?o de Batata com Catupiry
  • Panquecas Delicadas
  • Croissant
  • Rocambole de Caf?
  • Com as dicas do Portal JF Service/ACESSA.com.
    N?o tem como errar no seu brunch!

    Acesse as receitas do S? Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.