Estrada Real Rota que integra a Estrada Real pode se transformar em
Patrim?nio da Humanidade



26/03/2007

A cidade de Juiz de Fora pode ficar internacionalmente cotada para o turismo, assim como os 177 munic?pios que integram o circuito da Estrada Real. A possibilidade de transformar o trecho em Patrim?nio Hist?rico da Humanidade est? sendo discutida em todo o estado, atrav?s de reuni?es com as secretarias de turismo das cidades envolvidas.

De acordo com o subsecret?rio de Turismo da Prefeitura de Juiz de Fora, Ricardo Francisco, ser? realizado um levantamento dos bens e obras ao longo de toda a Estrada Real. "A reuni?o dos dados nos dar? condi?es de oferecer novas condi?es para os turistas, como a localiza??o de pontos espec?ficos, al?m de criar refer?nciais de hot?is, servi?os e atrativos", avalia.

Para que o trecho seja considerado Patrim?nio da Humanidade, o pedido ter? que ser encaminhado a UNESCO, pelo diretor do Instituto Estrada Real, Eberhard Hans. Logo ap?s, haver? uma avalia??o de todos os quesitos exigidos neste processo.

A turism?loga Daniele Feyo, da subsecret?ria de Turismo da Prefeitura, acredita que o tombamento pode significar maior representatividade de Juiz de fora no cen?rio tur?stico internacional. "Estamos com 50km do Caminho Novo s? na cidade, que ser? refer?ncia para a regi?o", considera.

Atualmente a Estrada Real possui 162 cidades em Minas Gerais, oito no Rio de Janeiro e sete em S?o Paulo. O trecho que corta Juiz de Fora e os munic?pios da Zona da Mata Mineira ? considerado o Caminho Novo.