Armando Falconi Armando Falconi 4/11/2011

Laranjas: fontes de saúdeSaúde através da natureza

Foto de Armando Falconi Laranjas-pera

Neste mês de novembro, temos duas datas importantes em nossa vida. No dia 5, completamos trinta e dois anos de mudança de residência para Juiz de Fora e, no dia 17, a mesma idade que inauguramos as atividades do Centro de Cultura Oriente Ocidente®, a primeira Clínica registrada em Minas Gerais, prestando atendimento, estudos e formação em Acupuntura Chinesa e Terapias Holísticas.

Agradecemos aos milhares de pacientes, alunos e acima de tudo amigos e parceiros que nestes trinta e três anos de atividades, ininterruptas, fizeram e fazem parte dessa história, muitos já no além mas a grande maioria aqui, firmes nas experiências de cada dia.

Ainda lançamos aqui em Juiz de Fora no dia 25 de setembro último, nosso terceiro livro intitulado Perda de Pessoas Amadas, você pode ler o artigo sobre este tema aqui.

Na oportunidade, apresentamos um workshop sobre o tema do livro e sobre saúde, e dentre as dezenas de alimentos que explicamos sobre os benefícios em nossa vida, demos um destaque para as frutas cítricas, com especial atenção para as laranjas.

Laranjas - fontes de saúde
Foto de laranjas Laranja campista

Destacamos que a natureza não é só um espetáculo de beleza e cores para o nosso olhar, mas pode fazer verdadeiros milagres pela nossa saúde. Tudo funciona de maneira tão perfeita que cada fruta, verdura, raiz, legume e cereal parece ter sido feito para determinados problemas de saúde.

Não existe nada mais poderoso e completo do que as plantas. Elas são, com certeza, os melhores remédios que existem no mundo. Não tratam só as doenças do corpo mas as da alma, promovendo bem-estar e saciedade.

A laranja é uma fruta muito popular, refrescante e nutritiva. Depois da banana, a fruta mais procurada e apreciada pela raça humana é a laranja.

Existem muitas dezenas de espécies de laranja, sendo que as do Brasil mormente as da Bahia, de São Paulo e do Rio, ocupam lugar de destaque nos mercados mundiais. Suas variedades mais comuns são: laranja-bahia, laranja-pera, laranja-lima, laranja-seleta, laranja-natal e a laranja-da-terra.

Na culinária, é amplamente usada para fazer diversas receitas, doces e salgados, como sucos, carnes, bolos, saladas, entre outras.

Um fato interessante que dá a laranja um valor especial: na retirada da Laguna — episódio da guerra do Paraguai — foi a laranja que salvou o exército brasileiro que estava sendo dizimado pela cólera. E ela ainda salva, anualmente, inúmeras crianças anêmicas, raquíticas, escrofulosas. Muitas pessoas apenas chupam o suco da laranja e desprezam o bagaço. Muito bom é ingerir tanto o suco como o bagaço, muito bem mastigado.

Por ser de fácil acesso, ela passou a ser consumida mais pela população geral, porém perguntamos: será que sabemos dos inúmeros benefícios da laranja para a nossa saúde?

Além do que essa fruta é excelente para ingerirmos após as refeições, pois possui um baixo valor calórico (cem gramas de laranja fornecem aproximadamente 50 calorias), ao invés de ingerirmos alguma sobremesa a base de açúcar.

Graças aos seus princípios açucarados e ligeiramente ácidos, a laranja estimula o paladar, abre o apetite, acalma a sede, favorece a secreção de suco gástrico, de bílis e de todos os líquidos do tubo digestivo. As lactentes devem tomar suco de laranja para que lhes sejam supridas certas vitaminas (principalmente o ácido ascórbico) que a alimentação artificial, e mesmo a amamentação ao seio da mãe, não fornecem.

Laranjas - nutrientes
Foto de laranjas Laranjas-bahia

A laranja, é um fornecedor, por excelência, de vitamina C (cem gramas de laranja fornecem aproximadamente 60 mg de vitamina C, a dose diária recomendada desta vitamina).

Mas não para por aí, ela é rica em sais minerais (ácido fólico, potássio, cálcio, ferro, magnésio e fósforo) e fibras. Nutrientes estes que consequentemente vão ajudar a fortalecer as defesas do organismo.

Por ser rica em vitamina C, a laranja torna o organismo mais resistente às infecções, dá vitalidade às gengivas e conserva a mocidade, entre outras funções.

Possui também propriedades cicatrizantes, auxilia o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, a combater estresse e alergias, a diminuir as taxas de colesterol e o risco de alguns tipos de cânceres.

Conhecemos também a presença do betacaroteno, o fitonutriente que confere a cor à laranja, e proporciona a este fruto um alto nível de proteção antioxidante em nosso corpo.

A ação da pectina, fibra solúvel (encontrada principalmente entre os gomos e a película que envolve a fruta e fica abaixo da casca e nas membranas, parte branca) ajuda ainda a controlar os níveis de colesterol do sangue e favorece o trabalho dos intestinos.

Outra propriedade salutar da laranja é através do suco quando fresco, nele encontramos alto teor de vitamina C, ácidos orgânicos, flavonóides e açúcares, sendo muito eficaz no combate de resfriados e da fragilidade capilar.

É um fruto com apreciável quantidade de cálcio, e o cálcio atua nas estruturas ósseas do nosso organismo, melhorando a construção muscular e a coagulação do sangue. A sua vitamina C reduz ainda os danos causados pela ação dos radicais livres no corpo.

Foto de laranjas Laranjas serra d'água

A infusão das flores de laranja é utilizada como antiespamódica e calmante. A infusão do fruto maduro, tomada fria, reduz a febre. Previne gripe e resfriado.

Ainda existem estudos em andamento que uma laranja por dia ajuda a evitar o câncer e previne o risco de derrame.

A flor, de uma beleza ímpar, possui propriedades calmantes e a folha propriedades excitantes.

Assim, além da vitamina C, que aumenta a proteção contra as infecções, existem outros benefícios a ter em conta: como já dissemos, favorece a digestão e a função intestinal uma vez que as propriedades da laranja ativam a ação das glândulas que segregam o suco gástrico, além de auxiliar no funcionamento intestinal devido ao seu alto teor em fibras solúveis.

Nossos intestinos contêm uma flora microbiana abundante e numerosa, os saprófitos, que ajudam os fenômenos digestivos e atacam, quando aparecem, os micróbios patogênicos. Os saprófitos vivem à custa da celulose dos vegetais. Ora, o bagaço da laranja é celulose que nossos amigos — os microrganismos benfazejos nos nossos intestinos — requerem.

Além disso, nossos intestinos, para se contraírem convenientemente, nos seus movimentos peristálticos, precisam de certo volume que lhes encha o canal, e que deve ser composto de celulose, na ausência da qual muitos indivíduos, principalmente os adstritos a alimentos que deixem poucos resíduos, como a carne, o ovo, o pão branco, laticínios, etc., sofrem de prisão de ventre. A ingestão de uma ou duas laranjas por dia despertará, pois, o peristaltismo intestinal.

Laranjas - como ingerir
Foto de Armando Falconi Laranjas seletas

As frutas cítricas protegem o corpo por suas propriedades antioxidantes e fortalecem o sistema imunológico.

A laranja é uma delícia refrescante e nutritiva, pode ser consumida ao natural ou transformada em compotas, geleia, bebidas e licores.

Outro estudo mostrou que três copos de suco de laranja por dia podem ser aliados poderosos contra os altos níveis de colesterol prejudicial à saúde (LDL).

A laranja deve, preferivelmente, ser chupada em jejum ou quando o estômago está descansado, pois, como sobremesa, pode provocar perturbações digestivas. Costuma dizer-se que "a laranja é sobremesa de gente pobre". Por isso muitos se envergonham de pô-la à mesa, e, assim, perdem seus benefícios. É uma estupidez que não tem razão de ser.

Recomendamos aos nossos pacientes, como aos alunos em palestras, cursos e workshops, que as laranjas devem ser usadas por inteiro, evitem o suco e ou apenas chupar a fruta.

Experimente descascar três a quatro laranjas, deixe a película branca que envolve a fruta, pois é pectina pura que limpa e desintoxica o organismo.

Coloque em um prato e, cuidadosamente, usando a faca, partir as frutas em pedaços pequenos. Comer lentamente, ingerindo todo o material fibroso junto com o caldo, devolver apenas as sementes. Usar preferencialmente no desjejum, nos intervalos entre as refeições e ou no lanche da tarde.

Desejando saber mais, leia nossos livros e apostilas; visite nossos sites, nossos blogs e siga-me pelo twitter, receba textos e dicas de saúde e PoteNciaL.

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos à disposição para responder suas perguntas. Entre em contato conosco, aguardamos seu e-mail.

Encerramos com saudações holísticas!

Mais artigos

Armando Falconi Filho
é Terapeuta Holístico, Escritor, Consultor, Conferencista
Saiba mais clicando aqui.