Como medir a velocidade da sua internet?

Nome do Colunista Marcos Dalamura 15/05/2019

Caros leitores do Portal Acessa.com. Meu nome é Marcos Dalamura, sou funcionário público, professor universitário, webmaster e um entusiasta de tecnologia. Mensalmente teremos um encontro aqui no Portal Acessa.com, com novidades e tendências de tecnologias, com uma abordagem simples e clara. Diariamente nos deparamos com diversas inovações, por isso gostaria de compartilhar com vocês estas novidades. Sintam-se à vontade para dar sugestões de temas. No final da coluna, teremos o INFO BITS, onde mostraremos dados estatísticos relacionados à Tecnologia. Boa leitura.

Como medir a velocidade da sua internet?

Hoje em dia queremos mais e mais velocidade para a nossa internet, seja de casa ou do celular. Usamos a internet para tudo: ver um saldo no banco, pagar contas, assistir aquela série no Netflix, assistir vídeos do Youtube, ler notícias nos principais portais de notícias do país, além de acessar as redes sociais, que atualmente é o serviço mais utilizado na WEB. Mas para fazer tudo isso, dependemos de uma boa velocidade de conexão com a internet.

As velocidades comercializadas atualmente são medidas em Mbps, que significa megabits por segundo. Os anúncios de velocidades ofertadas (10 Mbps, 15 Mbps, 35 Mbps, etc) se referem à taxa de download de dados. Tais valores são as velocidades máximas que a sua rede de internet poderá alcançar quando estiver baixando dados da WEB. No entanto, a velocidade de seu upload (envio de dados para a WEB) também é algo importante. Se estiver muito baixa, pode impactar na qualidade de sua navegação. Isso porque seu computador terá dificuldades para enviar pacotes solicitando o recebimento de dados. Normalmente as velocidades de download e upload contratadas são diferentes, mas na maioria das vezes a velocidade de download é maior, pois quando acessamos a WEB, baixamos mais dados do que enviamos. Alguns provedores oferecem a mesma velocidade de download e upload.

Medidores de velocidade:

Uma das opções mais usadas atualmente para realizar a medição da velocidade de acesso à WEB é o site da SpeedTest .

Segue abaixo um pequeno tutorial para você testar a sua velocidade:

Primeiramente conecte o seu computador, celular ou tablet à rede que você quer testar (por Wi-Fi, cabo, 3G ou 4G) e acesse o site do SpeedTest da Ookla. Você pode testar a velocidade de acesso a um servidor da sua escolha ou deixar que o aplicativo selecione o servidor ideal para o teste. Para começar o teste, clique em "Iniciar".

A primeira medição realizada é da taxa de download e em seguida da taxa de upload. Ao final da medição será exibida uma imagem conforme exemplo abaixo:

Veja abaixo outras alternativas para medir a velocidade da sua internet:

  • FAST.COM: O Fast.com é um medidor de velocidade totalmente limpo de propagandas ou spam e é desenvolvido pela NETFLIX. Ao acessar o site, a medição de download já começa a ser realizada. Se quiser medir a taxa de upload, clique em mostrar mais informações que a mesma será realizada.
  • MINHA CONEXÃO: Esse é um bom site para testes de velocidade, porém, o site contém muitas propagandas, o que deixa o carregamento do site mais pesado. Nele você vê taxa de download, upload, ping e local do seu provedor. Para testar velocidade nele, basta acessar o site que a medição começa automaticamente.
  • BANDWIDTH PLACE: Esse quase ninguém conhece, mas possui as mesmas características dos demais sites acima. Mede download, upload e o ping da sua internet. Basta clicar em “Start” para começar a medir sua internet.
  • TESTE DE VELOCIDADE: Esse é um dos sites mais completos, no qual tem ranking de provedores com os melhores resultados entre eles. Como os demais, possui também taxa de ping, download e upload. Para testar a sua velocidade, basta clicar em “Iniciar Teste” e aguardar.

Para uma medição mais precisa, sugiro que fique próximo do roteador e desligue todos os downloads em andamento. Medições realizadas via Wifi podem ter uma pequena redução da velocidade real do seu link, onde o resultado será menos preciso.

Até a próxima coluna com mais novidades sobre Tecnologia.


ACESSA.com - Como medir a velocidade da sua internet?