• Assinantes
  • Só Sabor

    Cereal "sagrado" vira uma deliciosa e nutritiva salada Quinua real é um cereal recém-chegado ao mercado
    alimentício e que rende uma receita deliciosa

    Marinella Souza
    Colaboração*
    25/07/2008

    Chegou visita em casa e você não sabe o que servir? Vá ao supermercado ou loja de produtos naturais mais próximo e procure por quinua real. Trata-se de um cereal de grão arredondado e cor amarelada com alto valor nutritivo que rende uma salada diferente, colorida e nutritiva.

    Esse cereal era chamado pelos incas de "grano madre" ou "grano de ouro", considerado por eles como um cereal sagrado, ao ponto de ser venerado como símbolo religioso.

    Cultivado no altiplano boliviano, o quinua real já está despertando o interesse de produtores brasileiros devido ao seu alto valor nutritivo.

    Segundo a nutricionista Thaís Coutinho, o cereal possui elevada reserva energética e, apesar de ter alta taxa protéica, não contém glúten.

    "Essa protéina, é a mesma encontrada no trigo, que causa alergia em muitas pessoas, impedindo que elas ingiram pães, massas e biscoitos", explica.

    Thaís acrescenta que o quinua real apresenta grande quantidade de aminoácidos, substância fundamental para que o organismo humano funcione adequadamente. Além de ser uma iguaria saudável, é também muito eclético. Além de ser usado em saladas, existem receitas de sopas e doces com o cereal.

    "E mesmo em salada, é possível usar ingredientes diferentes. Além de tomate, cebola, cenoura e pimentão, pode usar também azeitona, queijo minas, salsa, cebolinha. Nessa forma de salada, é ideal para ser servido junto com uma carne, o que vai tornar a alimentação bem balanceada".

    Foto de prato com ingredientes Foto de Quinua Real Foto de todos os ingredientes da salada

    O quinua real ainda é um produto caro, mas vale a pena ser utilizado para criar uma receita diferente e dar um charme extra ao cardápio. Além de servir uma salada fácil, saudável e gostosa, você pode incrementar o menu com um toque de cultura, explicando aos seus convidados o lado sagrado do cereal com o qual estão se alimentando.

    *Marinella Souza é estudante de Comunicação da UFJF


    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.