Salada agridoce de abacaxi com carne defumada Nada melhor do que ousar o card?pio com misturas inusitadas. Salada com abacaxi e frango defumado ? uma novidade que promete arrasar na sua mesa

Marinella Souza
Colabora??o*
26/09/2008
ACESSA.com multim?dia
Imprima esta receita
Em arquivo:

A chegada da primavera traz flores, ? a ?poca em que o calor come?a a chegar, a preocupa??o com a forma f?sica come?a a pesar ainda mais e entram em cena as saladas, as carnes brancas, os sucos naturais e as frutas.

E se voc? j? est? cansada daquela saladinha sem gra?a de alface e tomate com um franguinho grelhado insosso, a salada de abacaxi surge como uma excelente op??o de variar o card?pio.

Saud?vel e colorida, os ?nicos ingredientes cal?ricos s?o a maionese e o creme de leite, mas at? para isso tem solu??o. Esses produtos podem ser substitu?dos por sua vers?o light e maionese nem precisa entrar na receita se voc? n?o quiser. Se preferir pode colocar iogurte natural no lugar dela ou n?o colocar nada.

Com tais substitui?es voc? tem uma receita com calorias a menos, sem alterar o sabor peculiar da mistura de frutas ?cidas com frango ou peito de peru defumados. A nutricionista Tha?s Coutinho revela que o ideal ? que a salada seja feita com frango, mas pode usar o peito de peru tamb?m.

Foto "O importante ? que seja defumado. N?o importa se ? o frango ou o peito de peru, desde que seja defumado, porque ? isso que vai dar o sabor especial" , ensina. A salada ?, literalmente, uma mistura. De sabores e ingredientes. Faz?-la n?o leva mais de dez minutos porque ? s? misturar tudo e est? pronta.

O grande charme dela ? na forma como ? servida. Bem no clima leve dos dias mais quentes, a salada vem dentro de um abacaxi. Isso mesmo! Nada de bandeja, essa mistura vai dentro de um abacaxi cortado pela metade. A polpa retirada pode ser congelada, transformada em suco ou consumida in natura mesmo. Al?m de ser saud?vel, saborosa e r?pida, a salada de abacaxi ? muito bonita e d? um toque de requinte ?s refei?es.

Foto E como se n?o bastasse todas as qualidades, a salada de abacaxi ainda oferece vitaminas e sais minerais. Al?m do abacaxi, ma??s verdes comp?em essa ousadia gastron?mica, enriquecendo a receita com fibras naturais. Para Tha?s, essa ? uma ?tima maneira de n?o fugir da dieta, mesmo no per?odo de festas que logo, logo vai chegar.

"Aprendi essa receita com a minha m?e e ela, provavelmente, deve ter aprendido com a minha av? e assim por diante porque fazemos a salada h? anos. Passamos o Natal na casa de uns vizinhos amigos e eles sempre pedem que a gente leve. Todo mundo adora", garante. Ela conta que a mistura do agridoce do sabor das frutas com o sal e o toque do frango defumado fazem desse um prato especial.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o da UFJF


Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.