Só Sabor

Pizza de pão de fôrma promete conquistar o seu paladar Receita une a "crocância" do pão de fôrma torrado
com a cremosidade do requeijão derretido

Guilherme Arêas
Repórter
Madalena Fernandes
Revisão
30/01/2009

Se a pizza é propriedade dos italianos, a criatividade é mesmo coisa do brasileiro. O Só Sabor desta semana ensina uma dica simples, rápida e que agrada a maioria dos paladares: a pizza de pão de fôrma. Indicada para os apreciadores da culinária italiana que não querem se arriscar a fazer a massa da pizza, a receita pode ser feita com ingredientes que encontramos facilmente na geladeira.

O principal deles, o pão de fôrma, já não serve só para os rápidos e práticos mistos quentes. Nesta receita, ele é a nossa massa, que vai ficar crocante de acordo com o gosto de cada um. Aqui, a pizza vai ganhando formas do tabuleiro, mas o sabor lembra a tradicional pizza portuguesa, conhecida como uma das mais completas.

Os ingredientes extras, como ovo cozido, azeitona e pimentão, podem ser incluídos. Mas a proposta desse prato é ser uma opção para quem não quer gastar muito tempo na cozinha. Tudo vai ser colocado do jeito que saiu da geladeira ou do armário e será disposto em camadas. Caso tenha que comprar os ingrediente no supermercado, o valor deve girar em torno de R$ 15.

Para começar, unte o tabuleiro, inclusive as laterais internas. O tamanho da fôrma usada nesta receita é de 35x24 cm. Mas isso vai depender da quantidade de pessoas que forem saborear a sua pizza. Aqui, a receita serve de quatro a seis pessoas com folga.

Foto da pizza de pão de fôrma Foto da pizza de pão de fôrma Foto da pizza de pão de fôrma
Foto da pizza de pão de fôrma Foto da pizza de pão de fôrma Foto da pizza de pão de fôrma

O próximo passo é dispor as fatias do pão de fôrma pelo recipiente untado. Caso haja alguma folga, corte o pão e complete até cobrir toda a fôrma. Passe uma camada de manteiga no pão e depois cubra com o presunto. Nove fatias são suficientes para cobrir todo o tabuleiro. Por cima do presunto, acrescente o molho de tomate. Nos supermercados, há opções de molhos temperados e com pedaços do tomate. São uma ótima pedida para a receita. Você pode também fazer o molho caseiro e temperá-lo ao seu gosto.

Agora a receita está ganhando uma cara de pizza. Para completar, coloque os tomates e as cebolas cortadas em rodela. Os próximos ingredientes dão indícios de que a pizza realmente se parece com uma portuguesa. O milho e a ervilha devem ser bem distribuídos no recipiente. No mercado, é possível encontrar os dois grãos em uma mesma lata.

Chegou a hora do ingrediente que vai dar um toque todo especial a nossa pizza: o requeijão. Após levarmos a pizza ao forno, o pão de fôrma vai ficar crocante e o requeijão vai derreter e se espalhar entre os outros ingredientes. Esse contraste é um dos segredos do prato. Para terminar esta etapa, salpique um pouco de orégano e cubra a pizza com uma camada de mussarela.

Foto da pizza de pão de fôrma Foto da pizza de pão de fôrma Foto da pizza de pão de fôrma

Nesta receita, a sugestão é fechar a pizza. Para isso, repita o primeiro passo, quando colocamos as fatias de pão de fôrma no tabuleiro. Neste caso, cubra também os possíveis buracos, cortando pequenos pedaços do pão. Antes de ir ao forno, passe mais um pouco de manteiga na parte superior do pão. Ela vai ajudar a deixar a camada crocante e vai dar um sabor especial. Encerre regando a superfície com azeite e salpique um pouco mais de orégano.

Leve ao forno pré-aquecido por, aproximadamente, 20 minutos. Mas fique de olho para não passar do ponto. Quando você perceber que o pão de fôrma já está crocante, é hora de retirar a pizza do forno. Para facilitar, corte os pedaços da pizza do tamanho de cada fatia do pão de fôrma. Agora é só servir e esperar pelos elogios.

Foto da pizza de pão de fôrma Foto da pizza de pão de fôrma Foto da pizza de pão de fôrma

Acesse as receitas do Só Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Marcia Paulino: e uma delicia maravilhosa vou fazer