Bombonzão de chocolate e frutas  A sobremesa é ideal para receber visitas: fácil de fazer,
custa cerca de R$ 10 e rende de 10 a 12 porções.

Clecius Campos
Repórter
9/4/2009

Os parentes e amigos ligaram hoje avisando que vão passar a Páscoa na sua casa. Você não tem tempo nem dinheiro para comprar ovos de chocolate para todo mundo. Não se desespere. O bombonzão de Páscoa é uma ótima alternativa para gastar pouco e agradar as visitas de última hora neste feriado.

A farmacêutica Raquel Weiss ensina esta sobremesa deliciosa e fácil de fazer. "Quem sabe cozinhar um brigadeiro e fazer uma calda com chocalate e creme de leite prepara esse doce sem problemas", diz. E o melhor: é barato e rende bastante. A receita custa R$ 10 e rende de 10 a 12 porções. "Dá para comer de colher ou colocar numa tacinha. O anfitrião é que escolhe."

Passo-a-passo

Para preparar o bombonzão de Páscoa você vai precisar de duas latas de leite condensado, uma lata de creme de leite com soro, uma barra de 180 gramas de chocolate meio amargo, 50 gramas de manteiga ou margarina e 250 gramas de uva itália. "Dá para variar o sabor, usando outras frutas, como morango ou kiwi. Só não escolha nenhuma fruta que libere muito líquido, pois nem o aspecto nem o sabor da sobremesa ficam agradáveis", alerta Raquel. Outra dica é usar coco ralado ou nozes.

Para fazer o brigadeiro branco, coloque o leite condensado e a manteiga (ou margarina) numa panela e leve ao fogo baixo, até chegar ao ponto de brigadeiro. "Tem um segredinho. Ao passar a espátula, se o fundo da panela estiver aparecendo, é porque está na hora de tirar do fogo", ensina Raquel. Enquanto o brigadeiro branco esfria, você pode preparar o creme de chocolate.

preparação do bombonzão preparação do bombonzão preparação do bombonzão

Em uma panela, coloque o creme de leite e o chocolate meio amargo picado para derreter. Mantenha sempre o fogo baixo para não queimar. Em cinco minutos o creme de chocolate está pronto.

preparação do bombonzão preparação do bombonzão preparação do bombonzão

Para montar a sobremesa, use um pirex médio e cubra todo o seu fundo com as uvas cortadas ao meio. Cubra as uvas com o brigadeiro branco já frio. "Não coloque o creme quente, para que as frutas não liberem tanto líquido", avisa. Com a espátula, espalhe o creme até que as uvas desapareçam.

preparação ovo de Páscoa preparação ovo de Páscoa preparação ovo de Páscoa

Despeje o creme de chocolate sobre o brigadeiro branco e espalhe com a espátula. Use mais uvas para decorar a sobremesa.

preparação ovo de Páscoa preparação ovo de Páscoa preparação ovo de Páscoa

Coloque o pirex na geladeira por uma hora ou até que o doce ganhe firmeza. Agora é só receber os convidados.

No microondas

É possível fazer a receita no microondas. O tempo para o preparo vai depender da potência de seu aparelho. Em média, são necessários oito minutos para o preparo do brigadeiro branco, com pausas de dois em dois minutos para misturar.

Para o creme de chocolate, a forma de fazer é um pouco diferente. Coloque primeiro o chocolate no microondas e deixe derreter por cerca de um minuto e meio. O creme de leite deve ser misturado ao chocolate já derretido imediatamente após sair do microondas.

Acesse as receitas do Só Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.