Doce de leite com chocolate é uma mistura muito saborosa Juntos, os dois doces resultam num sabor agradável e diferente

Marinella Souza
Repórter
24/7/2009
ACESSA.com Multimídia:

 Imprima esta receita

Leia mais:

Num primeiro momento, pensar na mistura de doce de leite com chocolate dá a sensação de que o resultado vai ser uma sobremesa muito enjoativa. Mas não é. A professora aposentada Maria Emília Barbosa garante que a charmosa mistura tem um sabor inigualável.

"O creme de leite já 'quebra' um pouco o açúcar do doce de leite. E o chocolate meio amargo dá o toque especial", explica.

O ponto alto dessa receita é a rapidez com que ela é feita. Embora o ideal seja deixá-la gelando de um dia para o outro, o preparo dura, em média, dez minutos. Além disso, Maria Emília destaca o caráter da novidade como um atrativo da Sobremesa Rápida como ela denominou o doce.

"Ninguém espera essa mistura e quando vê já vai com um certo preconceito. Mas na hora que prova, não consegue comer uma vez só."

A professora aprendeu a receita quando foi passar férias na casa do irmão, no interior do Estado e se surpreendeu com a rapidez com que a cunhada preparou uma sobremesa tão gostosa.

Foto de Maria Emília Barbosa"Somos uma família grande e as pessoas decidiram tarde da noite que o almoço de domingo seria lá. Na mesma hora minha cunhada foi para a cozinha e preparou o doce. Na hora não botei muita fé, mas no dia seguinte, eu pude perceber o porquê de ela ter escolhido aquele doce para a sobremesa especial", recorda.

Mas não pense que é só tirar da geladeira e servir. Antes de despejar a delícia nas vasilhas, é preciso dar uma misturada no conteúdo. Como fica muito tempo parado dentro da geladeira, o chocolate fica todo no fundo. Se não mexer, a pessoa vai saborear só o doce de leite e não vai experimentar a grande surpresa da sobremesa.

E não para por aí! Se você não quer sair da dieta ou é diabético e não pode nem pensar em ingerir tanto açúcar de uma vez só, não precisa ficar de fora. O doce de leite, o chocolate e o creme de leite lights ou diets podem ser utilizados para elaborar uma versão mais saudável da Sobremesa Rápida, sem comprometer o resultado final.

Aliás, a receita original era diet. "Meu irmão tem diabetes e os ingredientes foram todos diets e ninguém reclamou. Ficou realmente, uma delícia", comenta a professora aposentada, que é apaixonada por culinária e adora testar novas receitas.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes