Aprenda a fazer uma torta salgada para o lanche da tarde A receita rende seis porções e é deliciosa. Molho de requeijão com creme de leite dá um toque especial

Daniele Gruppi
Repórter
10/4/2010

Se você é daqueles que gosta de fazer sempre um lanhe diferente para a família e está sem saber como inovar, o Só Sabor desta semana dá uma sugestão. Prepare uma torta salgada com pão de fôrma e os ingredientes que estiver na sua geladeira. A receita é rápida, prática e deliciosa.

O pão de fôrma é a massa da torta. Para recheá-la, a recomendação é utilizar bacon frito, presunto, muçarela e azeitonas picadas. Mas é possível usar outros ingredientes.

Quem gosta de um sabor mais forte, pode substituir o presunto por mortadela defumada, peito de peru defumado ou salaminho. A muçarela pode ser substituída por queijo prato. Vale acrescentar palmito, tomate seco e champignon e ainda outros itens da sua preferência.

Modo de preparar

Com todos os ingredientes em mãos, é hora de começar a preparar a torta, que promete agradar a todos os paladares. Primeiro, molhe as fatias de pão com o leite. Se preferir, retire a casca do pão. Para que a torta fique mais macia, molhe as fatias por inteiro. Caso queira que o preparado fique mais firme, é só molhar as laterais do pão.

preparação da torta salgada para o lanche preparação da torta salgada para o lanche preparação da torta salgada para o lanche

Em seguida, unte a assadeira com um pouco de leite, e forre o tabuleiro com a primeira camada de pão. Coloque uma camada de presunto, espalhe o bacon e disponha a muçarela. Por cima, coloque mais uma camada de pão. Depois, é preciso fazer a segunda camada de presunto, despejar as azeitonas picadas, e preparar mais uma camada de muçarela. Acrescente a terceira camada de pão.

Chegou o momento de colocar o molho, que é o diferencial desta receita. Feito com creme de leite e requeijão, a mistura dá um toque especial à receita. Coloque por cima da última camada de pão. A dica é deixar o molho cair pelas laterais entre a assadeira e a torta para que fique mais saborosa.

requeijão colocando o molho para finalizar a torta salgada torta pronta

Para finalizar, acrescente mais uma camada de muçarela e salpique o orégano por cima. Leve ao forno pré-aquecido até gratinar. Vinte minutos no forno são suficientes. É preciso ficar atento para não deixar passar do ponto e também para não agarrar no fundo da assadeira.

A receita rende seis porções. Para servir mais pessoas, basta dobrar a quantidade de ingredientes.


Os textos são revisados por Madalena Fernandes