Só Sabor
Joana Kamil Joana Kamil 4/3/2011

Vinagrete sofisticado. Delicioso e irresistível

Para variar uma receita simples e adorada como o vinagrete, usamos alguns ingredientes sofisticados como a alcaparra, o tomate cereja e a cebola roxa. Ficou simplesmente delicioso e super irresistível para os dias de verão.

O tomate cereja, assim como o tomate comum, é fonte de vitaminas A, B e C, rico em potássio e contém poucas calorias. O tomate dá um excelente vigor ao organismo, é purificador do sangue, mas deve ser evitado por pessoas com gastrite e acidez no estômago.

Um dos ingredientes que não podem faltar, principalmente, nas saladas é a cebola. Na hora de escolher, inove, escolha a cebola roxa. Um alimento funcional, rico em flavonóides e antocianinas, super antioxidante.

Para deixar o vinagrete bem diferente do convencional entra a alcaparra, com sabor picante e perfume intenso, é considerada medicinal por conter ácido cáprico, que estimula o apetite e auxilia na digestão. Mas, pessoas hipertensas devem consumir a alcaparra com moderação, pois é conservada em salmoura. Uma dica é lavar a alcaparra antes de utilizar em receitas.

Ingredientes
  • 1 caixa de tomate cereja picado em quatro
  • 1 vidro de alcaparras lavadas e escorridas
  • 2 cebolas roxas, em rodelas bem finas (lâminas)
  • 1 limão espremido
  • 4 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • 2 colheres de sopa de cebolinha picada
Passo a passo

Em uma vasilha, coloque o tomate picado, a cebola em rodelas, a alcaparra lavada e escorrida, o suco do limão, o azeite, o sal, por último, a salsinha e a cebolinha e misture bem. Coloque na geladeira e sirva em seguida.


Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório, personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo
empresarial, palestras e treinamentos.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.