Nordeste é o destino mais procurado para o feriado

Por

Nordeste é o destino mais procurado para o feriado "Semana do saco cheio" leva estudantes e famílias para diversão e tranquilidade nas praias nordestinas

Pablo Cordeiro
*Colaboração
25/9/2009

O feriado de 12 de outubro pode significar uma oportunidade de viajar com a família e os amigos. No caso de estudantes, há ainda a possibilidade de prolongar a folga, pois, além do feriado em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, é comemorado também o Dia dos Professores, em 15 de outubro. "Esse período é conhecido como a 'semana do saco cheio'. Como os filhos estão em casa, muitos pais dão um jeitinho no trabalho para viajar com a família", explica a agente de viagens Gislaine Moreira.

Segundo Gislaine, na agência em que trabalha, os locais mais visados pelos turistas são Natal (RN), Porto Seguro (BA), Fortaleza (CE), Maceió (AL) e a praia de Porto de Galinhas (PE). Outras alternativas que os turistas têm procurado são os litorais do Rio de Janeiro e São Paulo, além da paz de Ibitipoca, localizada a 65 km de Juiz de Fora.

Para quem está planejando viajar, a dica é a antecipação da compra dos pacotes para fugir da alta dos preços. "Desde julho, estamos fechando pacotes para o feriado da semana que vem. Em cima da hora é pouco provável que o turista consiga bons hotéis, principalmente para os destinos mais badalados, como o Nordeste", afirma o agente de viagem Antônio Carlos Cherem

Outra vantagem da antecipação é a baixa nos preços. "O parcelamento é unânime entre os viajantes. Se não amortizar o valor, a pessoa não viaja e, geralmente, ela sempre retorna, pois o preço não assusta tanto no final do mês", destaca.

O valor dos pacotes nas agências apresenta grandes variações. Para Porto Seguro, por exemplo, os valores vão de R$ 600 até R$ 3.000, dependendo da hospedagem e transporte. De acordo com a agente de viagens Wiviany Ferri, os grupos de estudantes se organizam e pesquisam os melhores preços. "Como a semana é prolongada, muitos se reúnem e vão para a praia. Oferecemos um parcelamento de até dez vezes, o que motiva bastante", esclarece.

Sem receio da Gripe A

Em relação ao receio da Gripe A, Gislaine diz que o medo era maior meses atrás, no entanto, o nível de viagens voltou ao normal. "Mês passado melhorou bastante. Algumas viagens para Buenos Aires foram canceladas, outras remarcadas para outubro."


*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes