Joana Kamil Joana Kamil 3/3/2012

Salada colorida de grão de bico


Salada de grão de bicoO grão de bico é uma leguminosa rica em fibras, que contribui muito para a redução do colesterol. Além disso, é uma excelente fonte de ferro e magnésio. O primeiro é responsável pela saúde dos glóbulos vermelhos do sangue, enquanto o magnésio tem como principal função cuidar do bom funcionamento do sistema neuromuscular.

Os benefícios do grão de bico não param por aí. A leguminosa contém um aminoácido chamado triptofano, que é de extrema importância na produção de serotonina, que afasta a depressão e aproxima a felicidade, aumentando a sensação de bem estar. Para as mulheres, ele é perfeito, pois auxilia nas terapias de reposição hormonal, como no caso da menopausa e TPM, por possuir hormônios vegetais, chamados fitoestrógenos.

O tomate é fonte de licopeno, uma substância anticancerígena, fonte de água e de baixas calorias. Já a cebola roxa é antioxidante e anti-inflamatória e ainda possui flavonóides, o que confere a cor roxa.

Ingredientes
  • 1 xícara de grão de bico;
  • 1 cenoura ralada;
  • 2 tomates em cubos e sem semente;
  • 1 cebola roxa em cubos;
  • 2 ovos cozidos e picados;
  • Azeite e sal a gosto.
Passo a passo

Cozinhe o grão de bico em uma panela de pressão por 20 minutos e escorra. Misture todos os ingredientes e leve à geladeira. Sirva em seguida.

1 xícara de grão de bico 1 cenoura ralada 2 tomates em cubos e sem semente 1 cebola roxa em cubos 2 ovos cozidos e picados Azeite a gosto Sal a gosto Cozinhe o grão de bico em uma panela de pressão por 20 minutos e escorra. Misture todos os ingredientes e leve à geladeira. Sirva em seguida


Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório, personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo empresarial, palestras e treinamentos.

ACESSA.com - Salada colorida de gr?o de bico ? escolha r?pida e saud?vel