Felipe Reis Felipe Reis 16/11/2012

Bolo com molho azedo de morangos é puro reconforto

Cobbler de morangoTem dias em que você está com aquela vontade de comer e queria que saísse algo bem gostoso, e sem muito esforço, da cartola? A coluna de hoje traz a mágica receita de um bolo com molho de morangos frescos – que podem ser facilmente substituído por pêssegos ou um mix de frutas vermelhas (morango, amora, framboesa e mirtilo).

Se você gosta do seu bolo mais molhado e com fruta, então essa é a receita que você esperava. Na verdade, é uma calda azeda e mais encorpada de morangos, coberta com um bolo fofinho. No final, a calda vira molho, um recheio parecido com geleia, e tudo se transforma em uma grande e saborosa confusão.

Com uma bola de sorvete, fica tudo equilibrado: o morno com o gelado e o doce do sorvete com o azedinho do molho de morangos. O melhor é que em meia hora você terá uma sobremesa para servir até seis pessoas.

Cobbler de morango

Ingredientes

  •  3 xícaras de morangos;
  • 1/2 xícara de açúcar;
  • 3/4 xícara de água;
  • 1-2 colher de sopa de suco de limão;
  • 2 colheres de sopa de amido de milho;
  • 1 e 1/4 xícara de farinha de trigo;
  • 1/4 xícara de manteiga gelada;
  • 1 colher de sopa de gordura hidrogenada;
  • 1/4 xícara de açúcar mascavo;
  • 2 colheres de chá de fermento químico;
  • 1/2 colher de chá de sal;
  • 1/2 xícara de creme de leite;
  • Raspas de limão ou laranja e gengibre ralado (opcional).

Passo a passo

Junte as três xícaras de morangos sem o talo (os maiores cortados ao meio apenas), 1/2 xícara de açúcar e ¾ de xícara de água. Leve ao fogo médio alto e deixe ferver por cinco minutos. Acrescente uma ou duas colheres de sopa de suco de limão dissolvidas em duas ou três colheres de sopa de amido de milho. Deixe cozinhar até engrossar um pouco, por cerca de dois minutos.

DICA: O suco de limão pode ser substituído pela mesma quantidade de aceto balsâmico.

Terminado, coloque em um refratário para forno ou, para porções individuais, distribua em ramekins pequenos. Não encha muito para não vazar ao assar. Mantenha o recheio em 1/3 do volume. Reserve.

Sobrou? Não se preocupe, esse molho vira uma excelente cobertura para sorvete.

Para fazer a massa, meça os ingredientes secos em uma tigela – 1 e 1/4 xícara de farinha de trigo, 1/4 de xícara de açúcar mascavo, duas colheres de chá de fermento químico e 1/2 colher de chá de sal - e misture bem.

IMPORTANTE: Pode ser feito com a mesma quantidade de açúcar cristal. Eu prefiro o mascavo, pois fica menos doce e mais saudável também.

Acrescente uma colher de sopa de gordura hidrogenada e ¼ de xícara de manteiga gelada e cortada. Misture com as mãos até obter uma farofa e incorpore 1/2 xícara de creme de leite para umedecer e virar uma massa.

Por último, junte raspas de limão ou laranja e, se quiser, um pouco de gengibre ralado para dar um toque especial. Vai parecer que a massa vai ficar grudenta, mas não vai. Continue mexendo e, se necessário, acrescente mais um pouco de farinha.

Pegue o refratário com o preparo de morango e coloque a massa por cima. Pode ser a colheradas, pode ser a massa aberta ou cortada em discos.

Quanto menos buracos, menos o recheio vai borbulhar e vazar. Por precaução e para facilitar na retirada, antes de levar ao forno, coloque o refratário ou os ramekins em uma forma. Asse a 200º C, entre 15 a 20 minutos, até dourar a massa. Deixe esfriar por dez minutos e sirva.

3 xícaras de morangos; 1/2 xícara de açúcar; 3/4 xícara de água; 1-2 colher de sopa de suco de limão; 2 colheres de sopa de amido de milho; 1 e 1/4 xícara de farinha de trigo; 1/4 xícara de manteiga gelada; 1 colher de sopa de gordura hidrogenada; 1/4 xícara de açúcar mascavo; 2 colheres de chá de fermento químico; 1/2 colher de chá de sal; 1/2 xícara de creme de leite; Raspas de limão ou laranja e gengibre ralado (opcional). Junte as três xícaras de morangos sem o talo (os maiores cortados ao meio apenas 1/2 xícara de açúcar e ¾ de xícara de água. Leve ao fogo médio alto e deixe ferver por cinco minutos. Acrescente uma ou duas colheres de sopa de suco de limão dissolvidas em duas ou três colheres de sopa de amido de milho. Deixe cozinhar até engrossar um pouco, por cerca de dois minutos. Terminado, coloque em um refratário para forno ou, para porções individuais, distribua em ramekins pequenos. Não encha muito para não vazar ao assar. Mantenha o recheio em 1/3 do volume. Reserve. Sobrou? Não se preocupe, esse molho vira uma excelente cobertura para sorvete. Para fazer a massa, meça os ingredientes secos em uma tigela – 1 e 1/4 xícara de farinha de trigo, 1/4 de xícara de açúcar mascavo, duas colheres de chá de fermento químico e 1/2 colher de chá de sal - e misture bem. Acrescente uma colher de sopa de gordura hidrogenada e ¼ de xícara de manteiga gelada e cortada. Misture com as mãos até obter uma farofa e incorpore 1/2 xícara de creme de leite para umedecer e virar uma massa. Por último, junte raspas de limão ou laranja e, se quiser, um pouco de gengibre ralado para dar um toque especial. Vai parecer que a massa vai ficar grudenta, mas não vai. Continue mexendo e, se necessário, acrescente mais um pouco de farinha. Pegue o refratário com o preparo de morango e coloque a massa por cima. Pode ser a colheradas, pode ser a massa aberta ou cortada em discos. Quanto menos buracos, menos o recheio vai borbulhar e vazar. Asse a 200º C, entre 15 a 20 minutos, até dourar a massa. Deixe esfriar por dez minutos e sirva.


Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias.

ACESSA.com - Bolo com molho azedo de morangos ? puro reconforto