Conheça um pouco da história do Linux

Por

Conhe?a um pouco da hist?ria do Linux
 Adilson Almeida 25/7/2012

História do Linux

No artigo de hoje, pretendo contar um pouco sobre a história do Linux, como ele foi criado, por quem, quando e outras coisas interessantes.

Em meu último artigo, tentei desvendar um pouco do "mundo que é muito temido", chamado Linux. Por meio da leitura do artigo, é possível entender um pouco sobre o tema. O Linux, hoje em dia, é bastante conhecido e conta com uma série de distribuições de sistemas operacionais. Sabe como isso tudo começou?

A história desta plataforma se inicia no ano de 1991, quando um estudante finlandês, Linus Torvalds, resolveu criar um novo núcleo para sistemas operacionais, conhecido, na verdade, como o kernel, um componente central de qualquer sistema operacional.

Linus Torvalds nasceu em 28 de dezembro de 1969, em Helsinki, na Finlândia. Ele sempre se destacou nas áreas de matemática e física. No ano de 1988, ingressou na Universidade de Helsinki, no curso de Ciências da Computação.

No ano de 1991, não havia muitas opções quanto aos sistemas operacionais, o DOS era o mais utilizado nos computadores pessoais, o Mac tinha um preço bastante elevado e o Unix era adotado pelas grandes empresas e também tinha um preço bastante elevado. Neste ponto, podemos observar que o Unix, que já foi utilizado em estudos em universidades, já era proprietário e já não era mais de conhecimento público.

Sendo assim, um professor holandês chamado Andrew S. Tanenbaum criou um sistema operacional baseado no Unix, o Minix. Lógico que a itenção inicial do Minix era para fins acadêmicos e estava longe de resolver todos os problemas de um usuário final, mas por ser acadêmico, seu código fonte era disponibilizado por seu autor.

É aqui que entra em cena o estudante Linus Torvalds, insatisfeito com o Minix e suas carências começou a idealizar um sistema operacional gratuito que efetuasse tudo aquilo que um verdadeiro sistema operacional efetuaria. Então, em 25 de agosto de 1991, Linus anunciou, por meio de um email na Usenet (a Unix User Network), que estava desenvolvendo um sistema operacional. Linus pretendia chamar sua criação de "Freax", porém trocou para Linux ao aceitar esta sugestão de um de seus amigos.

A primeira versão do sistema foi liberada em setembro de 1991, Linux versão 0.01. Tão rápido o Linux conseguiu sua ascensão e foi licenciado pela GPL (GNU Public License), para garantir que continuasse livre para cópia, estudo e alteração.

Após o lançamento do Linux, vários estudantes que compartilhavam a ideia da distribuição de softwares livres ajudaram na continuidade do desenvolvimento do sistema. Além disso, grandes empresas também apoiaram o projeto e passaram a desenvolver seus próprios sistemas operacionais, utilizando a plataforma. Então, já contando com uma interface gráfica e uma série de melhorias ocorrendo em paralelo, as distribuições do Linux começaram a tornar-se cada vez mais populares entre os usuários.

Em meu próximo artigo irei falar das distribuições do Linux e, logicamente, comentar sobre suas funcionalidades. Até lá!



Adilson Almeida é bacharelando em Sistemas de Informação. É Analista de Suporte Jr. participando da implantação do sistema SIGA Saúde na cidade de Juiz de Fora. Participante ativo do projeto Prevenus, que estuda as prevenções para doenças ocupacionais na área de informática.