Caqui Estamos na safra do caqui. Apesar de ser muito doce,
a fruta pode ser consumida pelos diab?ticos

S?lvia Zoche
Rep?rter
23/05/2006
Tudo bem que a gente acaba comendo mais frutas durante o ver?o, porque a gente quer se refrescar. Mas ? importante n?o deixar de lado essas del?cias que a natureza nos proporciona em cada esta??o. Elas s?o importantes fontes de fibras e vitaminas, por exemplo.

Agora, ? ?poca de uma fruta muito gostosa e macia, que algumas pessoas chegam a confundir com o tomate, por sua apar?ncia. At? o nutricionista, Arnaldo Pinheiro, certa vez, levou tomate para casa pensando que era caqui. "Eu estava correndo, peguei o tomate crente que era caqui. Quando cheguei em casa ? que fui perceber", conta, rindo.

A dona de uma banca de frutas, Maria Jos?, diz que ? comum alguns de seus clientes n?o levarem o caqui, porque acham parecido com tomate. "Mesmo nunca tendo provado. Mas tem muita gente que compra e gosta", diz.

Foto:
ACESSA.com Foto:
ACESSA.com

Entre as esp?cies do caqui - de nome cient?fico Diospyros kaki L., da fam?lia das Eben?ceas, est?o o cora??o-de-boi, rama-forte, taubat?, chocolate e estrela. O nome caqui veio de seu continente de origem, a ?sia, e significa amarelo-escuro. Maria Jos? diz que tem uma esp?cie que, realmente, ? mais amarelada e mais firme. "As mais vermelhas s?o mais doces". Arnaldo explica que este doce vem da frutose e n?o da glicose, como muitos pensam. Por isso, o caqui, segundo ele, ? liberado para os diab?ticos. "? uma fruta muito doce, porque a frutose ado?a cinco vezes mais que a glicose".

O caqui tamb?m ? um t?nico estomacal, indicado nos casos de problemas do f?gado e das vias respirat?rias. Quanto ainda est? verde, ? indicado no combate da diarr?ia. Ao amadurecer, tem a??o laxativa. Isso tudo, porque o caqui ? adstringente.

Cada 100g desta fruta possui 72 calorias e ? rica em f?sforo, vitamina A, C e complexo B, al?m do licopeno. "O licopeno ? o pigmento vermelho, importante na preven??o do c?ncer de pr?stata", diz Arnalado. A casca pode ser consumida e ? uma forma de se ingerir fibra.

Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.

D? sua opini?o sobre esta mat?ria.
Envie um e-mail para redacao@acessa.com