Frutas

Tomate Para que ainda não sabe, tomate não é legume e sim uma
fruta e possui diversas variedades

Sílvia Zoche
Repórter
18/08/2006
Para algumas pessoas, quando se fala em fruta, vem logo um sabor adocicado na boca, mesmo que a fruta seja mais ácida que doce. Mas, e se falarmos sobre o tomate?

Ah, muita gente vai responder que tomate não é fruta e sim um legume, sem pestanejar. Outras, podem ficar na dúvida só pela existência da pergunta, achando que pode ser uma "pegadinha". E tem sempre aquelas que já sabem a resposta correta. Sim, tomate é uma fruta. Para que gosta de garantias, que afirma é o nutricionista Arnaldo Pinheiro. "Na verdade, o tomate é o fruto do tomateiro. Como ele tem sabor salgado e ser consumido junto a pratos salgados, como molhos ou cru na forma de saladas e sucos ou mesmo em drink, como o exótico Blood Mary, deixa a dúvida a respeito de sua classificação".

Luzimar Evaristo, uma de nossas culinaristas de plantão, já ensinou muito passo-a-passo em que o tomate é parte importante nas receitas, mesmo que o tomate não seja o ingrediente principal. Entre as receitas ensinadas por Luzimar estão o cachorro quente assado (foto abaixo, à esquerda), a torta salgada (foto abaixo, à direita) e a torta de palmito (foto abaixo, ao centro).

A consultora de culinária, Cristina Dutra, também deu dicas de como fazer uma das iguarias mais apreciadas: o tomate seco. Entre as dicas, estão os cuidados com a conservação e o armazenamento.

O dono de uma barraca de frutas, mas que trabalha com hortifruti, Carlos Alberto Montinotti, dá um conselho para quem vai comprar tomate. "Não compre tomate muito maduro, porque ele rapidamente fica com gosto azedo".

Tomate e saúde
Muitas pessoas já ouviram falar que não é bom ingerir as sementes do tomate, porque pode dar problema de cálculo renal. O nutricionista desmistifica este fato. "Não tem nada a ver", diz. Mas ele alerta que pessoas com gota não devem comer as sementes - não só do tomate, mas de nenhum alimento.

Agora, o tomate é um dos alimentos em alta entre os cientistas, pela presença do licopeno, "substância responsável pela cor vermelha e capaz de prevenir o câncer de próstata e o de mama , apesar de os estudos deste último ainda serem inconclusivos", explica Arnaldo.

Agosto é uma época boa de se encontrar o fruto nas bancas. Como a produção aumenta nesta época, as ofertas aparecem em suas variedades, como o tomate cereja, longa vida e o italiano.

O tomate é, ainda, rico em vitaminas A , complexo B e C e sais minerais como fósforo, potássio e magnésio. De acordo com o nutricionista há estudos que indicam que a fruta pode combater alguns tipos de câncer, como o cervical, de estômago, pulmão, cólon, pâncreas e esôfago. "Isso se deve a presença de duas substâncias: o ácido cumárico e o clorogênico", diz.

Além disso, pode ser usado como diurético ou laxativo e ajuda a eliminar o ácido úrico. Se usado em compressas junto com o alho, reduz o efeito das toxinas de picadas de insetos. Também pode ser usado como cataplasma para combater a hemorróida e é eficaz em queimaduras de sol.

Com todos estes benefícios, não pense que ingerir vários tomates por dia será vantagem. O recomendado é consumir uma porção/dia ou cinco porções/semana.

Receitas
Encontrar receitas com tomate é bem fácil. Normalmente, são receitas salgadas, mas a variedade é enorme. Há receitas até de panetone e de geléia. Confira algumas enviadas pelos internautas.

Acesse as receitas do Só Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.