Por


Conhecendo Minas atrav?s da arte Pinturas de artistas mineiros viajam por cinco cidades
de Minas Gerais fechando ciclo em Juiz de Fora



Thiago Werneck
*Colabora??o
20/04/2007

Fazer os mineiros conhecerem seu estado atrav?s de pinturas que representam as ra?zes da cultura de Minas Gerais. Para cumprir esse objetivo, 40 obras de pintores da terra do p?o queijo viajaram por cinco cidades do interior. O ponto de chegada desse passeio ? Juiz de Fora.

Obras que simbolizam o ciclo de colheita do caf?, montanhas, santos, orat?rios, cidade coloniais e outras caracter?sticas de Minas j? est?o expostas no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, at? o dia 13 de maio. As telas come?aram a viagem por Montes Claros, depois S?o Jo?o Del Rei, Ouro Preto e Tiradentes, cidades escolhidas por terem centros culturais consolidados.

A curadora da exposi??o Yara Tupinamb? conta que as visitas sempre t?m acontecido em um bom n?mero e espera que isso se repita em Juiz de Fora. "A exposi??o tem que ser bem divulgada para que o p?blico veja as obras. Acredito que escolas v?o agendar visitas e com acompanhamento de dois guias v?o aprender mais sobre os artistas mineiros", avalia.

O objetivo de Yara ? que outras verbas sejam liberadas para que a exposi??o possa viajar por outras cidades do estado. "Esse foi o chute inicial do projeto. Pensei nele porque n?o adianta o artista ser reconhecido nos Estados Unidos, se ningu?m sabe quem ele ? em seu pr?prio estado. Espero conseguir apoio para passar por mais cidades, podendo promov?-los para toda popula??o", completa.

As obras fazem parte do acervo Newton Paiva, que atualmente tem cerca de 400 telas para serem apreciadas. Dessas, apenas 150 circularam pelas cidades. O p?blico juizforano pode conferir 40 pe?as do acervo e mais 4 de Dnar Rocha, artista da cidade, que tamb?m tem destaque na exposi??o. Fazem companhia a ele pintores como: Miguel Gontijo, Marcelo Albuquerque, Farnese de Andrade, entre outros, incluindo telas de Yara Tupinamb?.

Yara lamenta a falta de pol?ticas culturais em Minas Gerais e em todo Brasil. "Sempre achei que falta circula??o de nossos artistas dentro do nosso pr?prio estado. Come?amos a ter apoio agora, mas falta mais incentivo dos governos federal e estadual. Uma cultura t?o rica n?o pode ficar restrita aos moradores de Belo Horizonte", ressalta.

A exposi??o do acervo ? did?tica. Al?m das fichas t?cnicas ao lado de cada obra, dois alunos do curso de artes foram treinados por Yara para passarem o simbolismo dos quadros. "A pintura ? sempre um momento de reflex?o, pode provocar um momento de encantamento. N?o d? para perder uma exposi??o dessa, que ? fundamental para divulgar as ra?zes da cultura mineira", exalta Yara.

As obras ficam expostas no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, avenida Get?lio Vargas, 200, centro, at? o dia 13 de maio. De segunda ? sexta de 09h ?s 21h e nos s?bados, domingos e feriados de 10 ?s 16h. A entrada ? gratuita.

*Thiago Werneck ? estudante de jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora