Frutas

Pêra Fruta de região fria é rica em potássio, sódio, fósforo

Sílvia Zoche
Repórter
04/10/2006

Foto de uma banca de frutas com várias 
peras "Pêra, uva, maçã, salada mista...". Desta vez, a fruta escolhida é a pêra, rica em potássio, enxofre, zinco, sódio e fósforo, segundo o nutricionista, Arnaldo Pinheiro, colaborador na seção Nutrição, do Portal ACESSA.com.

Apesar de algumas pessoas só imaginarem a pêra, na culinária, como uma fruta para ser comida pura ou para fazer doces, há receitas deliciosas, que ficam até sofisticadas.

Imagine preparar peras ao vinho, torta de pêra com sorvete, mel e amêndoas, musse de pêra com coco e chocolate, strudel de pêra ou parmesão com pêra. Um luxo só!

Até receita de vitamina com pêra existe, apesar do proprietário de uma casa de sucos quase não receber pedidos. "Uma vez a cada cinco anos, uma pessoa pede para preparar suco de pêra", brinca Josemar Talho. Mesmo não tendo a fruta para preparar a vitamina, Josemar lembra que já recebeu uma encomenda. "Aí, eu comprei a pêra e preparei", recorda.

Foto de uma banca de frutas com várias peras Foto de uma banca de frutas com várias peras

A comerciante de banca de frutas, Maria Aparecida Barros de Andrade, diz que a fruta está entre as mais sensíveis. "Ela amadurece rápido e 'machuca' fácil. Aqui, a gente não coloca muita pêra na banca por isso"Joaquim Eduardo de Andrade Guedes completa dizendo que o próprio cabo de uma pêra pode danificar a outra.

Espécies de pêra

Foto do nutricionista Arnaldo Pinheiro, que fala sobre algumas características da pêra

O Pirus communis, responsável pela produção da pêra, é uma árvore da família das rosáceas, de procedência européia e cultivada por todo mundo. "Há um número grande de variedades naturais e outras produzidas pelo homem", diz Arnaldo (foto).

Maria conhece cinco tipos. Somente uma delas é nacional e leva o mesmo nome. "É a mais procurada. É mais durinha, boa pra fazer doce", diz. Mas sua safra dura somente três meses. As outras são importadas. "Por isso são bem mais caras".

A portuguesa, casca avermelhada e a parque triunfo, com formato não tão certo, são as mais suculentas. "A parque triunfo é a mais gostosa das duas". A danju, tem formato arredondado, e não tem tanto caldo, mas sua polpa parece cheia de pedrinhas. A pêra asiática (foto abaixo, à esquerda) é semelhante à nacional. "Ela é bem mais cara e é gostosa se for comida verde", recomenda Maria.

Foto de uma pêra 
asiática Foto de uma banca de frutas com várias peras Foto de vidros fechados de doce de pêra

Esta fruta amadurece rapidamente, desde que não fique na geladeira. O carregamento destas frutas são feitas em caminhões refrigerados justamente para chegarem ainda verdes aos compradores.

Maria repara que quem compra pêra, leva para outra pessoa ou faz doce. "A suculenta é mais para uma criança ou para um idoso comer. Eu não gosto desta, parece que perde o gosto".

Pêra faz bem

Além dos minerais citados, a pêra ainda vitamina C, A e complexo B. São 60 calorias por 100 g e as peras suculentas têm 85% de água.

As folhas da pêra em infusão ajudam a combater cálculo renal e infecções urinárias. "A pêra ativa a circulação, reduz a pressão arterial, possuindo ação laxativa e digestiva".

Acesse as receitas do Só Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Dalila Ottone de Menezes: Pêra é uma fruta muito saborosa e saudável...Adoro!

Josiane Borgogno Gracyk: ADORO COMER PERA AINDA MAIS PORQUE E BEM SAUDAVEL PARA QUEM ESTA DE DIETA.

Mariza Dahora: adoro pêra

Perpetua Ferreira: Adoro comer pera ela fortalece os convalescentes, alimento em primeira ordem.

Marcelo Silva Mmn: Perfeito.