Frutas

Melão Rica em vitaminas A, C e E, a fruta tem poder calmante, é pouco calórica,
e garante o bom funcionamento dos rins

Fernanda Leonel
Repórter
03/08/2007

A fruta é refrescante, cheia de vitaminas e é muito usada na alta cozinha para molhos doces, diferentes e muito chiques. Além do mais, serve para incrementar saladas criativas.

Mas se alguém ainda tem alguma dúvida sobre as mil e uma utilidades do melão, existe uma última cartada: ele é muito pouco calórico. Para se ter uma idéia, cem gramas da fruta pode engordar menos que uma bala um pouco mais requintada - são 31 calorias, em média.

Rico em vitaminas A, C e E e em sais minerais como cálcio e fósforo, o melão é conhecido pelo poder calmante e diurético, devido a alta concentração de água que possui.

Logo, se torna uma arma poderosa contra nefrites, cistites, prisões de ventre e também contra a obesidade.

O melão mais conhecido, que popularmente é chamado de melão comum (foto à esquerda), tem o mesmo poder vitamínico dos demais. Sua diferença principal, está exatamente no sabor.

De acordo com Cláudio Marinho (foto abaixo), dono de uma banca de frutas de Juiz de Fora, é mais difícil que o melão rei (na foto à direita) esteja "esbranquiçado". Mas ele também é um pouco mais caro.

Existe também o melão pele de sapo (foto à esquerda) e o melão orange (foto à direita), que possuem tonalidade mais alaranjada por dentro, no entanto com o mesmo sabor.


foto de melao foto de melao foto de melao

Como escolher e armazenar o melão

foto de Cláudio Para quem gosta de praticidade, o melão é um grande aliado. Diferente de frutas como a pêra ou o mamão, que “amassam” ou se perdem com muita facilidade, o melão é uma fruta resistente e muito durável.

Como explicou Cláudio, é uma das frutas que chegam à maturação mais lentamente, podendo ficar nas bancas, se compradas um pouco verdes, até por um mês.

"Depois que se compra o melão, escolhendo direito e levando para casa uma fruta já pronta para comer, ainda dá pra deixar na fruteira por mais ou menos uma semana. Depois caso a pessoa tenha partido, aí é bom levar para a geladeira", explica.

Mas qual é esse ponto exato de levar a fruta no capricho para casa, pronta para ser saboreada? O segredo é revelado por quem entende muito do assunto: é bom ficar de olho na cor da casca do melão.

foto de melão Quanto mais forte for a cor, melhor. Se ela atingir uma tonalidade quase alaranjada, melhor ainda.

Mas há também outra dica. No que Cláudio chamou de "bico" do melão – parte que fica no extremo oposto de onde ela é colhida – o cliente pode dar uma apertadinha para conferir o material que está levando para casa. Se estiver macio, o que não quer dizer mole, a fruta está madura.

Mas se o cliente quer é correr daquele melão que já passou do ponto, é só dar uma "chacoalhada". Melão bom não faz barulho, não dá a entender que as sementes estão todas soltas por aí. Batuque, só no samba ou pagode depois de ingerir toda a energia da fruta!

Acesse as receitas do Só Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Wesley Zinho: Muito bom!!