QR Code: saiba o que é e como funciona o código

Marcos Dalamura Marcos Dalamura 14/03/2018

[BANNER RETANGULO]

Caros internautas do Portal ACESSA.com. Meu nome é Marcos Dalamura, sou funcionário público, professor universitário, Webmaster e um entusiasta de tecnologia. Mensalmente teremos um encontro aqui, com novidades e tendências de tecnologias, com uma abordagem simples e clara. Diariamente nos deparamos com diversas inovações, por isso gostaria de compartilhar com vocês estas novidades. Sintam-se à vontade para dar sugestões de temas. No final da coluna, teremos o Info Bits, onde mostraremos dados estatísticos relacionados à Tecnologia. Boa leitura.

O que é QR Code?

Provavelmente você já se deparou em algum jornal, revista ou em qualquer outra mídia impressa ou televisiva com um quadrado cheio que pequenos quadradinhos dispostos aparentemente sem nenhuma simetria e organização. Sabe do que se trata? De um QR Code, tema da nossa coluna de hoje.

QR Code, ou código QR, é a sigla de "Quick Response", cujo significado é resposta rápida. QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera e um aplicativo que faça esta leitura. Esse código é convertido em texto, um endereço URL, um número de telefone, um e-mail, um contato ou um SMS. Sua criação ocorreu em 1994 por uma subsidiária da Toyota no Japão.

Para que serve o QR Code?

Atualmente, o QR Code é mais usado pela mídia impressa (revistas, panfletos, outdoors e outros). Revistas publicam códigos QR para que leitores acessem em seus celulares algum conteúdo extra, relacionado às matérias.

Mas há outros setores que também usam o QR Code. Em alguns países ele é usado na televisão. Por meio do código, o telespectador pode comprar ou receber informações extras sobre um produto exibido em um programa de TV.

Uma das vantagens do QR Code é que ele dispensa a necessidade de se digitar endereços da WEB, tarefa não muito fácil em muitos celulares. Então, literalmente, é só iniciar o aplicativo de leitura, apontar a câmera do celular para um QR Code para que o conteúdo adicional seja exibido na tela do seu smartphone.

Com o aumento do número de smartphones vendidos no Brasil, é bem possível que o QR Code se torne popular por aqui, assim como é em seu país de origem. Com isso, a quantidade de iniciativas empresariais com QR Code deve aumentar.

Como fazer a "leitura" de um QR Code?

Existem diversos aplicativos disponíveis na internet para a “leitura” do QR Code. Um dos mais populares é o i-nigma. Veja abaixo os links para baixar este aplicativo no Sistema iOS, da Apple, e Android:

iOS

https://itunes.apple.com/br/app/i-nigma-qr-code-data-matrix-and-1d-barcode-reader/id388923203?mt=8

Android

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.threegvision.products.inigma.Android&hl=pt_BR

O aplicativo Chrome para iPhone (iOS) foi atualizado recentemente e passou a permitir o uso da câmera do celular para ler QR Code e códigos de barra. Se você já fez o download da versão mais recente do navegador do Google em seu smartphone da Apple, veja abaixo onde clicar para ler um QR Code:

             

               
Como criar o seu QR Code?
Existem na WEB vários sites que criam QR Code's sem nenhum custo. Um deles é o https://br.qr-code-generator.com/. Nele você tem a opção de criar QR Codes de endereços WEB (url´s), contatos, textos, e-mail´s, entre outros.
Use a imaginação, crie seu próprio QR Code e compartilhe com os amigos.

Info Bits:

  • 94,5% dos brasileiros se conectam a Internet para trocar mensagens por meio de aplicativos.
  • 76,4% usam a Internet para assistir a vídeos em plataformas como YouTube e Netflix.
  • 73,3% usam para chamadas de voz e vídeo — outra função dos aplicativos de comunicação.
  • 69,3% afirmaram que enviam e recebem e-mails. Este serviço já foi no passado um dos principais motivos para se conectar à WEB.

Até a próxima coluna com mais novidades sobre Tecnologia.

ACESSA.com - QR Code: saiba o que ? e como funciona o c?digo