Samuel Cotta Samuel Cotta 17/09/2013

Seus arquivos em qualquer lugar? Confira as opções de armazenamento em nuvem

tecnologiaÉ muito importante ter cópias dos nossos arquivos, sejam fotos, documentos, vídeos, etc. A solução convencional seria utilizar CDS/DVDS, ou até mesmo um HD externo, entretanto, existem opções melhores, que além da função básica citada anteriormente, você poderá salvar os dados na internet, trabalhar com cópias sincronizadas (ao mesmo tempo) em seu computador/notebook/celular/internet e ainda, sem custos. Lembrando, ainda, que para maiores volumes de dados existem soluções das próprias empresas que são pagas. Porém, o foco desta coluna é nas soluções gratuitas.

O sistema é simples, você pode baixar do fabricante desejado, instalar em seu computador e/ou dispositivo móvel e seus arquivos estarão acessíveis em qualquer lugar. Caso não queira instalar, você poderá entrar no site e enviar seus documentos para que sejam armazenados na nuvem, ou seja, na internet.

Abaixo, apresentarei algumas dessas opções e suas características:

- Google Drive

Sistema da empresa Google, conta com 5gb de espaço inicial gratuito, funciona com PC e Mac/ Chrome OS/ iPhone e iPad/ e Dispositivos Android. Possui integração com o e-mail (Gmail), controle de versão de arquivos, além de possuir editor de texto/planilha/apresentação (os famosos Word/Excel/Power Point) todos online sem ter que instalar nenhum software.

-Sky Drive

Da empresa Microsoft, conta com 7gb de armazenamento gratuito , além de funcionar no Windows, Mac, Internet, e possuir recurso de acesso remoto. Como o Google Drive/Dropbox, possui visualização online de arquivos do pacote Office e controle de versão de documentos. Segundo o site do fabricante, é o único que pode trabalhar de forma integrada com o Microsoft Office no computador, Mac e na Internet, além da exclusividade de funcionar em dispositivos Windows Phone.

-Dropbox

Possui 2gb iniciais de armazenamento gratuito, mas que aumenta à medida que você convida amigos para utilizar o serviço. Como os demais, funciona em ambas plataformas, exceto em Windows Phone.

Por fim, vemos as principais soluções de armazenamento em nuvem do mercado e suas características, todas cumprem seu papel. Façam seus testes e confiram como é essencial ter uma ferramenta dessas em mãos.


Samuel Cotta é Analista de sistemas, pós-graduado em Gerências de Projetos e em Engenharia de Software, atuando na área de desenvolvimento web desde 2009. Leciona aulas particulares de informática, tendo experiência também como técnico de informática. Membro da Associação Brasileira de Web Designers e Desenvolvedores (ABRAWEB).

ACESSA.com - Seus arquivos em qualquer lugar? Confira as op?es de armazenamento