Jovens se expressam atrav?s de blogs e fotologs Al?m de manter contatos, fazer novas amizades, internautas se manifestam e encaram as ferramentas como um forma de se projetarem profissionalmente

Daniele Gruppi
Rep?rter
09/06/2008

Antigamente, as cartas enviadas pelos correios eram uma forma de manter as amizades, apesar da dist?ncia. Com a internet, o h?bito mudou.

Manda-se e-mail, participa-se de comunidades virtuais ou cria-se uma p?gina no universo online, como blogs e fotologs.

A mania t?pica de adolescentes faz a cabe?a tamb?m dos adultos, que a encaram com seriedade, mas com uma boa dose de divers?o.

As ferramentas s?o muito utilizadas como di?rios pessoais, em que os donos da p?gina disponibilizam fotos, contam as novidades de suas vidas e fazem coment?rios sobre o que anda acontecendo no mundo, dando palpites sobre a pol?tica, economia, cultura, educa??o, dentre outros assuntos.

H? pessoas, entretanto, que acreditam que os blogs podem constituir uma forma de se projetarem profissionalmente.

Foto Edilza A administradora Edilza Santiago (foto ao lado), criou um fotolog h? dois anos e j? atualizou com uma vers?o nova. Ela faz posts diariamente, sempre colocando fotos e trechos de m?sica.

Esta foi a maneira que encontrou para resgatar amizades antigas e tamb?m para se expressar. "O que queria dizer para uma pessoa, colocava ali. Os internautas participam, fazem coment?rios sobre o que eu escrevo e a? passo a conhec?-los".

A administradora de empresas Camila de Amorim Nunes lan?ou um blog, junto com mais quatro amigas (foto abaixo) para fazer uma homenagem a Analy Rosa (leia a mat?ria com Analy), uma das participantes da s?tima edi??o de um programa de reality show. "As meninas me convidaram . N?o sabia como mexer, mas fui aprendendo", diz Camila.

Para ela, trata-se da maneira de ajudar a artista, divulgando o trabalho dela. "? gostoso atender as expectativas dos f?s. O que motiva ? a intera??o entre as pessoas. N?s cedemos tamb?m um espa?o para que a pr?pria Analy participe. Ela comenta e nos manda informa?es. O blog agora vai fazer parte do site dela, e vamos continuar atuando nele", afirma a administradora.

Foto de Sabrina, Bianca, Analy,
Camila e Vanessa - administradoras do blog de Analy Camila comenta que n?o basta simplesmente colocar as not?cias. "Tem que ter sentimento, envolvimento para que o trabalho d? resultado. Tem que escrever com prazer, buscar por novidades. A conseq??ncia disso ? a participa??o das pessoas".

O estudante Bruno de Oliveira Santos mant?m um blog h? um ano. "Sentia necessidade de escrever e ali ? o meu espa?o, onde posso me expressar, atrav?s de palavras". Ele considera positivo a intera??o que acontecem nos blogs, em que as pessoas podem comentar seus textos.

"Coloco textos meus, com carga po?tica, de escritores renomados, como Clarice Lispector, Guimar?es Rosa, e tamb?m letras de m?sica em portugu?s. ? bom ver a opini?o dos internautas sobre o que voc? escreve".

Para Santos, com o blog ? poss?vel atrair pessoas com os mesmos interesses. Ele divulga a p?gina entre amigos, mas como outros internautas t?m acesso ? p?gina, ele faz amizades virtualmente. "Tenho um amigo do interior de S?o Paulo que nem o conhe?o pessoalmente, mas conversamos e a amizade come?ou pelo blog".

Ele cursa jornalismo e acredita que a p?gina na internet pode ajud?-lo a torn?-lo conhecido no campo profissional e quem sabe se posicionar no mercado de trabalho. "Na faculdade nos vemos numa estrutura engessada, nos blogs posso criar e mostrar meu trabalho, meu pensamento".

Foto de Arnaldo O professor Arnaldo Delgado Sobrinho (foto ao lado) criou um blog com o objetivo de manter um di?logo entre quem l? e quem escreve. Para ele, a ferramenta tem seu lado positivo, mas tamb?m o negativo. "Tem tanta coisa que, ?s vezes, voc? custa a ler um texto bom. N?o tem filtro de qualidade".

Segundo Sobrinho, muitos escritores que n?o t?m acesso a outras publica?es encontram na internet esta possibilidade. "Muitos autores que estouraram come?aram escrevendo em blogs".

Para ele, h? sempre uma exposi??o. "No meu caso n?o ? da minha pessoa e, sim, do meu trabalho". Ele faz poesias. A estudante Cristina Mattos lan?ou seu fotolog em 2005. Ela afirma que s? faz posts quando est? muito feliz e quer dividir o sentimento com as pessoas.