Ado??o pela internet Mais de 400 c?es esperam ser adotados no Canil Municipal. Cerca de 30% s?o de ra?a e metade dos c?es s?o pit bulls. Em dezembro o abandono ? maior

Renata Solano
*Colabora??o
12/12/2007

O Natal ? a ?poca em que as pessoas mais querem distribuir presentes (anote as nossas dicas), mas nem sempre t?m dinheiro para agradar todos os conhecidos. Ent?o, por que n?o unir o ?til ao agrad?vel? Que tal fazer uma boa a??o na hora de presentear?

A dica ? adotar um dos cerca de 450 c?es que foram abandonados e abrigados no canil municipal de Juiz de Fora localizado ? Rua Bartolomeu Santos, no Bairro S?o Dami?o Dois, em frente ? usina de reciclagem.

Animais mesti?os, vira-latas ou mesmo de ra?a s?o abandonados diariamente nas ruas de Juiz de Fora e encaminhados ao Canil. "Essa ?poca de final de ano ? quando temos o maior ?ndice de abandono dos animais, porque muita gente quer viajar, mudar de casa ou mesmo de cidade, ent?o, por n?o terem para quem dar ou com quem deixar, largam os animais nas ruas. Isso ? um crime", explica a veterin?ria do Canil Municipal, Liza Helena Ramos Nery.

Muitos animais chegam ao canil em estado debilitado. O tratamento dado a eles no local d? a possibilidade de uma vida melhor e, portanto, de serem adotados por um dono. No entanto, para fazer a ado??o do animal, ? preciso ter compromisso e responsabilidade com a atitude.

"Antes de mais nada, a pessoa precisa ter a consci?ncia de que um animal precisa de cuidados e carinho. Dependendo da idade do c?o, o dono vai ter a responsabilidade sobre ele durante cerca de 15 anos e, al?m de espa?o f?sico suficiente e tempo para oferecer os cuidados e aten??o, o dono do c?o vai precisar despender de algum dinheiro para tratamento veterin?rio e compra de rem?dios", orienta a Liza.

Alguns c?ezinhos dispon?veis no Canil

Foto de c?o Foto de c?o Foto de c?o

Foto de c?o Foto de c?o Foto de c?o

Foto de c?o Foto de c?o Foto de c?o

Foto de c?o Foto de c?o Foto de c?o

Foto de c?o Foto de c?o Foto de c?o
A veterin?ria conta que cerca de 30% do total de c?es que chegam ao canil municipal s?o de ra?a. "E, entre esses, uns 50% s?o pit bull. Isso por causa da lei que est? sendo muito divulgada de que o dono tem que registrar o animal e pagar multa em alguns casos, ent?o, algumas pessoas ficam com medo e n?o s?o muito esclarecidas sobre o assunto. Ent?o largam o cachorro pelas ruas. N?s estamos fazendo uma campanha para que as pessoas que reconhecerem os c?es abandonados, denunciarem os donos", completa.

Antes de fazer a ado??o do seu c?o, ? preciso definir qual a personalidade que se deseja no animal, se a fun??o vai ser, por exemplo, para companhia ou para guarda. A partir da?, o ideal ? fazer uma visita ao canil e ver bem de perto todos os animais, porque, apesar de poder fazer a ado??o pela internet, n?o h? fotos dos cachorros no site.

Como adotar pela internet o seu c?ozinho
Depois de definido o animal que se deseja ter em casa ou no ambiente apropriado, ? preciso conferir as possibilidades de manter um c?o em boas condi?es e qualidade de vida. Assim, a ado??o vai ser v?lida, pois as chances de um novo abandono do c?o diminui. Em seguida, voc? pode fazer uma visita ao canil municipal e ver os animais que est?o dispon?veis para ado??o. Escolhido o cachorro ideal, ? preciso firmar o compromisso de ado??o que deve ser feito no pr?prio canil.

Voc? pode fazer uma descri??o do que deseja em um c?o atrav?s do site www.demlurb.pjf.mg.gov.br. Nele, deve ser preenchido um formul?rio com seu nome completo, endere?o eletr?nico e telefone, bem como caracter?sticas desejadas no animal, como ra?a, idade, sexo e temperamento, por exemplo.

Para efetivar a ado??o, ? preciso que o interessado apresente original e xerox dos seguintes documentos:
  • identidade
  • comprovante de resid?ncia
  • CPF
  • e assinar o termo de responsabilidade e compromisso com a animal

O hor?rio de visita aos animais ? de segunda-feira a sexta-feira, de 9h ?s 10h30 e de 13h ?s 15h30. Para adotar um c?o n?o ? preciso pagar nenhuma taxa ao canil, somente comprovar muito amor e carinho pelo cachorro e receber lealdade e companheirismo em troca. O telefone de contato do Canil ?: (32) 3690-3591.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o da UFJF