Por



Artigo
Ado?antes
::: 29/08/2006

Ado?ante ou edulcorantes s?o subst?ncias milhares vezes capazes de reproduzir a sensa??o de sabor doce. O consumidor brasileiro encontra nos supermercados e lojas especializadas alguns diferentes tipos de ado?antes: ciclamatos e sacarinas s?dicas ou de c?lcio , est?via , aspartame , sucralosa e acesulfame k.

O consumo dessas ? seguro para gestantes , crian?as e adultos? Essas perguntas sempre nos rodeiam. Muita informa??o equivocada circula por a?. Todas as subst?ncias aqui citadas possuem registro junto a ANVISA - Ag?ncia Nacional de Vigil?ncia Sanit?ria, o que garante um grau de seguran?a confi?vel em seu uso.

Os ciclamatos e sacarinas em sua maioria se apresentam com sais de s?dio, o que requer para hipertensos e outras pessoas com sensibilidade a este mineral, cautela no consumo. Isto quer dizer que em caso de hipertens?o arterial (press?o alta) , insufici?ncia renal e outras patologias sens?veis ao s?dio, o consumo dever? ser controlado ou evitado se necess?rio , substituindo - se por outro edulcorante.

A sucralosa , derivada do baga?o da cana n?o possui estudos que contra indiquem seu uso. O aspartame teve um alerta lan?ado em 2005 pela Funda??o Europ?ia de Oncologia e Ci?ncias B Ramazzini em Bolonha - It?lia , sob suspeita de gerar linfomas e leucemias em ratos. Quando metabolizado , este libera ?cido aspart?co , fenialanina e metanol, devendo ser evitado por portadores de fenilceton?ria.

At? 1999 , ano no qual circulou pelo mundo rumores de provocar esclerose m?ltipla , l?pus e tumores cerebrais as pesquisas indicavam que para um adulto de 60 kg , 2.400 mg poderia ser t?xico ou seja 48 envelopes de 1 g ou 4 litros de refrigerante diet. Ap?s o alerta lan?ado em 2005 pela B Ramazzini a ANVISA orienta:

• Os resultados devem ser confirmados pela EFSA - Autoridade Europ?ia de Seguran?a Alimentar , ?rg?o que sugere n?o fazer mudan?as na dieta dos consumidores com base nesta pesquisa.

• O tema foi submetido a CTA na 14? e 15? reuni?o ordin?ria sugerindo que, por n?o ser conclusivo o estudo lan?ou um alerta e a necessidade de aprofundar pesquisas no assunto.

• Uma nova avalia??o toxicol?gica e de res?duos de aspartame ser? realizada pelo JECFA ( Joint FAO/OMS Expert Commitee on Food Additives) , ?rg?o que re?ne especialistas mundiais que determinam as IDA - ingest?es di?rias aceit?veis.

A est?via ? um ado?ante natural derivada de uma planta encontrada no sul do Brasil e Uruguai , n?o havendo restri?es a seu uso. O acesulme k ? muito utilizado pela ind?stria na Europa e no Brasil pela ind?stria de alimentos , n?o havendo restri?es a seu uso.

Importante lembrar que as quantidades de calorias fornecidas por estes edulcorantes ? desprez?vel e que 5 a 10 gotas ou 1 envelope de 1 g de p? ? suficiente para ado?ar. Doses altas de consumo devem, assim como esquecidos o n?mero de 10 gotas por x?cara/copo.


Arnaldo Pinheiro
? nutricionista formado pela UFV em abril de 1992
trabalhando na ?rea de nutri??o cl?nica, nutri??o enteral
e nutri??o esportiva.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugest?es no e-mail viver_nutricao@acessa.com