Segunda-feira, 07 de julho de 2008 atualizada ?s 16h56

Pol?cia Civil disponibiliza atestado de antecedentes criminais na internet. Em JF s?o cerca de quatro mil atestados expedidos por m?s

Priscila Magalh?es
Rep?rter

O atestado de antecedentes criminais, que s? era retirado no Posto de Servi?os e Informa?es para o Usu?rio (Psiu), agora tamb?m ? disponibilizado na internet atrav?s do site da Pol?cia Civil a partir desta segunda, dia 07 de julho. O servi?o est? dispon?vel para todos os cidad?os que tiveram a carteira de identidade emitida em Minas.

O servi?o ? gratuito e traz as informa?es sobre antecedentes criminais de pessoas identificadas civilmente. Al?m da consulta, o usu?rio tamb?m pode imprimir o documento.

Para ter acesso, basta fornecer o n?mero do RG, o nome completo e a data de nascimento. O documento mostra o nome dos pais, nacionalidade, naturalidade, a data do dia da expedi??o e a assinatura da diretora do Instituto de Identifica??o de Minas Gerais, Nilma Reis Santos.

A medida veio para atender uma demanda espec?fica. Segundo a assessoria da Pol?cia Civil em Belo Horizonte, 90% dos documentos emitidos s?o destinados ?s empresas, exig?ncia para a contrata??o de funcion?rios. A assessoria em Juiz de Fora informou que s?o cerca de quatro mil documentos emitidos por m?s, na cidade, sendo que em junho deste ano foram 3.792.

O Psiu de Juiz de Fora funciona na rua Halfeld, 781.