Quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011, atualizada às 14h56

Licitação para obras iniciais do Parque Tecnológico pode ser aberta em abril

Clecius Campos
Repórter

O processo licitatório para as obras iniciais do Parque Tecnológico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pode ser aberto em abril deste ano, como informa o secretário de Desenvolvimento Tecnológico da instituição, Paulo Augusto Nepomuceno Garcia. A licitação vai escolher a empresa responsável por preparar o terreno de um milhão de metros quadrados, localizado a 700 metros da BR-040, próximo ao acesso à Torreões. "Daqui a quatro meses também será realizada a licitação do projeto das edificações básicas, aquelas fundamentais para o parque."

Atualmente, o conceito urbanístico do parque está sendo definido por meio da execução dos projetos urbanístico e de infraestrutura. A empresa responsável por essa etapa foi escolhida em meados de dezembro de 2010 e tem quatro meses para entregar o trabalho, a partir da ordem de serviço, dada ainda no ano passado. "Esses projetos são importantíssimos, pois vão definir o conceito urbanístico. Além disso, a preparação para o licenciamento ambiental já está no escopo desses projetos."

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) empenhará recurso de R$ 1,5 milhão para o projeto de edificações e mais R$ 3,15 milhões para projetos complementares para o funcionamento do parque, como o estudo jurídico, o modelo jurídico e o plano de negócios. Após construído, o parque integrará o Projeto Estruturador Rede de Inovação Tecnológico (RIT) da Secretaria Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).

Os textos são revisados por Thaísa Hosken