Salada de lentilha da virada. Para um Ano Novo cheio de fartura

Por

Salada de lentilha da virada. Para um Ano Novo cheio de fartura
 Joana Kamil 30/12/2011


Salada de lentilha da virada. Para um Ano Novo cheio de fartura

Dizem que para garantir fartura e dinheiro no próximo ano, devemos comer, ao menos, uma colher de lentilha na ceia de Ano Novo. Não podemos deixar de lembrar que a lentilha deve ser consumida não somente na noite da virada, mas também ao longo do ano, com o propósito de trazer saúde, já que a lentilha possui muitos nutrientes importantes.

A lentilha pertence à família das leguminosas juntamente com o feijão, a soja, o grão-de-bico e as favas. A lentilha pode ser consumida diariamente com fonte rica de proteína, fibras, carboidratos e ferro. Assim, essa leguminosa pode trazer diversos benefícios à saúde, como reduzir e prevenir colesterol ruim e obesidade, ajudando, ainda, a controlar o diabetes. A lentilha possui alto teor de ferro, vitaminas e fibras, auxiliando no funcionamento do intestino.

Alem dos benefícios da lentilha, para uma virada de ano cheia de coisas boas, um bom acompanhamento nutricional nessa salada são os outros ingredientes, escolhidos para dar um sabor mais sofisticado. A cebola roxa possui flavonóides, poderosos antioxidantes; o tomate, fonte de licopeno, ajuda a prevenir o câncer de próstata; e o alho poró entra como excelente fonte de fibras, ajudando a regular ainda mais o intestino.

Que tal uma ceia cheia de fartura, dinheiro, sabor e muitos nutrientes para o novo ano?

Ingredientes

  • 3 xícaras de lentilha cozida;
  • 1 xícara de tomate picado em cubos sem semente;
  • 1 alho poro picado em rodelas finas;
  • 1 cebola roxa picada em cubos;
  • Azeite extra virgem a gosto;
  • Sal a gosto;
  • 1 colher de café de páprica doce;
  • 1 limão.

Passo a passo

Em uma tigela, coloque a lentilha já cozida. Acrescente a cebola roxa, o tomate e o alho poro e mexa bem. Acrescente o azeite extra-virgem, o sal e a páprica doce. Para finalizar, tempere com limão, misture e leve a geladeira até a hora de servir.


Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório, personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo
empresarial, palestras e treinamentos.