Sexta, 31 de agosto de 2007, atualizada ?s 16h20

Plantas do Parque Mariano Proc?pio tamb?m formam roteiro tur?stico


Priscila Magalh?es
Rep?rter

O Parque Mariano Proc?pio, um dos pontos tur?sticos de Juiz de Fora, promove o projeto Tesouros do Parque. A iniciativa comemora o m?s do meio ambiente, enquanto divulga as esp?cies hist?ricas e raras presentes no local.

Entre as plantas centen?rias est?o o Pau-Brasil, a Jabuticaba branca, o Jatob? e o Angico Vermelho. A chefe do Departamento de Planejamento e Manejo do Parque, Gra?a Duarte, diz que na flora do local existem muitas riquezas que n?o podem ser deixadas de lado.

A Cam?lia ? uma das esp?cies a receber destaque. ? comum do s?culo XIX e foi s?mbolo do movimento abolicionista no Brasil. Cultivada nos quilombos, a planta representava a consci?ncia negra.

"As Cam?lias do Parque t?m 140 anos. Elas foram plantadas por Mariano proc?pio e Dom Pedro II, em ocasi?o da visita do Imperador. Como elas est?o em risco de acabar por causa da idade, estamos plantando mudas novas pr?ximas a estas", explica Gra?a.

Ao todo, 12 plantas da Parque ser?o destacadas com um la?o vermelho. Placas explicativas ser?o colocadas pr?ximas a elas e v?o contribuir para mostrar aos visitantes a import?ncia de cada uma delas.