Sexta-feira, 22 de agosto de 2014, atualizada às 11h25

Polêmico aplicativo Secret sai do ar na App Store

O polêmico aplicativo Secret, que permite ao usuário compartilhar segredos de forma anônima na internet, foi retirado na AppStore, loja de aplicativos da Apple. Após a justiça do Espírito Santo determinar que a ferramenta deve ser removida de todas as lojas de apps para smartphones nos próximos oito dias.

A Apple tomou a decisão pois, segundo a justiça, a multa diária seria de R$ 20 mil para as empresas que descumprissem o acordo. Isso não impede, no entanto, quem tenha uma conta internacional na App Store de baixar o aplicativo sem qualquer dificuldade. A justiça também determinou que o aplicativo fosse desinstalado remotamente dos celulares nos quais ele já está presente. Contudo, não há relatos de que isso de fato aconteceu.

Por outro lado, na Google Play, loja de aplicativos para dispositivos Android, o polêmico app continua disponível para download e não há qualquer informação sobre sua provável remoção da loja. Na loja do Windows Phone, uma ferramenta similar, o Cryptic, também teve seu nome citado pelo Ministério Público e a Microsoft está sujeita à mesma multa caso não faça a remoção de loja.

Entenda a polêmica

O juiz Paulo Cesar de Carvalho, da 5ª Vara Cível de Vitória (ES), acatou na última segunda-feira, 18 de agosto, uma ação do Ministério Público estadual que pede a proibição do aplicativo Secret no Brasil. A alegação é de que o aplicativo permite o anonimato, proibido pela Constituição. Em sua decisão, o juiz afirma que "a utilização do aplicativo inviabiliza, ou pelo menos torna extremamente difícil, a possibilidade de obter indenização por dano material ou moral".

O Secret foi lançado no início do ano nos Estados Unidos, mas chegou oficialmente ao Brasil há cerca de dois meses. Desde então, o app tem sido alvo de polêmica devido a casos de bullying com divulgação de informações falsas e fotos de alguns de seus usuários.

A ideia original do Secret é compartilhar segredos de forma anônima com conhecidos. O usuário não fornece nenhum dado pessoal. Os segredos são vistos pela lista de contatos do usuário. No entanto, como toda ação na internet deixa rastros, a empresa responsável pelo aplicativo pode identificar o responsável pela postagem através do IP ou da associação com o Facebook e número de telefone.

Com informações do Tecmundo e do Portal O Dia.

ACESSA.com - Pol?mico aplicativo Secret sai do ar na App Store