Sexta-feira, 19 de setembro de 2014, atualizada às 13H14

Facebook vai alterar forma como postagens são exibidas no feed de notícias

O Facebook vai realizar novas alterações no algorítimo que determina o que um usuário vai ou não ver no serviço. No entanto, a rede social pretende dar uma abordagem mais temporal ao que os usuários vão ler em sua página de notícias, dando prioridade aos posts mais novos. As modificações serão graduais e, segundo os desenvolvedores, não devem mudar muito o alcance das publicações, mas sim a maneira como elas são exibidas.

Os trending topics, que são os assuntos mais comentados, e o momento em que as pessoas curtem ou comentam o post são os pontos principais da mudança. O primeiro update será uma maior exibição de conteúdo sobre os temas que estão fazendo sucesso em uma determinada hora. Se uma pessoa ou página que você segue comentar sobre um trending topic, o post será posicionado mais acima no feed. Os testes feitos pela equipe do Facebook apontaram que esta modificação rendeu um aumento de 6% no engajamento dos usuários neste tipo de conteúdo. Ou seja, mais gente curte, compartilha, ou clica nestes posts. Um exemplo dado pela rede social é um internauta postar que está assistindo a um programa de TV que está nos trending topics naquele momento. Essa publicação aparecerá mais em cima no feed dos amigos dela. E é justamente essa percepção do "momento certo" que o Facebook quer ter na sua rede.

A segunda atualização fará com que o algoritmo passe a notar quando os usuários estão dando mais likes, comentários e compartilhamentos. Se as pessoas se engajam assim que um post é feito, mas a interação cai ao longo do dia, ele não deve mais ser exibido por um longo período de tempo ou em datas mais avançadas.

Neste caso, ele ficará aparecendo no topo dos feeds de notícias logo após a sua publicação, e depois cairá. A ideia do Facebook é não perder a hora ideal de uma publicação para que ela chegue a tempo ao usuário. 

Segundo a rede social, houve um feedback muito grande dos usuários dizendo que há posts temporais, como o exemplo de se ver algo na TV, que acabam aparecendo no dia seguinte no feed e não são mais tão relevantes naquele momento. A novidade vale para posts de pessoas e também de páginas de fãs.

Com informações do TechTudo.

ACESSA.com - Facebook vai alterar forma como postagens s?o exibidas no feed de not?cias