V?os no R?veillon Anac fiscaliza companhias a?reas para evitar caos no Ano Novo.
S? no feriado de Natal, 237 v?os foram cancelados



Renata Cristina
Rep?rter
26/12/2006

A partir desta ter?a-feira, dia 26, a Ag?ncia Nacional de Avia??o Civil (Anac) vai realizar uma mega-auditoria para verificar o motivo do atraso nos v?os durante o feriado de Natal. O n?mero de v?os cancelados no dia 25, chegou a 237, o equivalente a 18,73% do total, o maior ?ndice registrado nos ?ltimos tempos (Veja tabela abaixo).

Um boletim divulgado pela Anac no dia 25 de dezembro, baseado nas reclama?es registradas nos aeroportos de todo o pa?s, mostrou que cerca de 169 v?os sa?ram com atrasos de mais de uma hora do local. O aeroporto de Guarulhos, em S?o Paulo, foi o recordista, com 45 v?os em atraso.

A TAM ser? a primeira empresa a ser fiscalizada, pois teria vendido passagens al?m da capacidade da empresa, ocasionando o chamado overbooking. A Anac cobra da TAM uma justificativa para o fato de, em alguns casos, haver 25 passageiros presentes no check-in, mas n?o embarcados em um mesmo v?o. A Ag?ncia tamb?m anunciou que pretende multar a TAM se ficar provado que a empresa vendeu passagens acima da capacidade de seus avi?esou em v?os para os quais n?o tinha avi?es.

Boletim publicado pela Anac no site: www.anac.gov.br.