Segunda-feira, 26 de janeiro de 2015, atualizada às 14h44

Seu celular molhou? Saiba o que fazer para tentar salvar o aparelho

Há muitas situações, mais comuns do que se imagina, em que um celular pode acabar se molhando e ter o funcionamento do aparelho comprometido. Por exemplo: pode cair do bolso no vaso sanitário, pegar uma chuva ou mesmo esquecer que ele está no bolso e entrar na piscina com o aparelho. Embora isso pareça que o celular não vá mais funcionar à pleno vapor, é possível recuperá-lo com pequenas atitudes. O que se pode fazer?

O primeiro passo é retirá-lo da água imediatamente. Esse, possivelmente, será o primeiro passo de quem molhou o aparelho. Seque-o com o que tiver por perto: papel, toalha, blusa e deixe-o bem seco, pelo menos externamente.

Em seguida, se o aparelho ainda estiver ligado, desligue-o imediatamente. Caso contrário, permaneça com ele inativo, já que ele pode um curto-circuito no contato da energia gerada pela bateria e da água.

Feito isso, retire o cartão SIM, a bateria (se possível) e qualquer capa que se tenha. Seque o interior com cuidado, mas não utilize o mesmo material que usou para secar a parte externa. Chacoalhe ou bata com o aparelho de leve para que a água saia, ou utilize um aspirador de pó para puxar ou assoprar as gotas que ainda ficaram nas frestas.

O próximo passo agora é encontrar uma forma para secar o aparelho internamente. A forma mais recomendada pelos técnicos é deixá-lo no arroz, já que as sementes tem a habilidade de puxar a umidade para si. Coloque o aparelho em um pote e cubra-o completamente com o cereal e deixe no sol por por 24 horas.

Se não tiver arroz à mão, outra opção é colocar o celular sob a luz solar, em cima de um guardanapo. Não deixe o aparelho assim por muito tempo, porque isso pode gerar um superaquecimento e danificar a tela. Para evitar esse problema, use também um ventilador para ajudar a secá-lo.

Em alguns blogs na internet, alguns outros produtos são recomendados para utilizar para absorver a umidade do aparelho no lugar do arroz, como o cuscuz, pacotes de gel de sílica e areia usada nas caixas de fezes para gatos (limpa, é claro).

Quando achar que a umidade já foi suficientemente absorvida, tente religar o aparelho. Pode ser que não funcione, afinal, isso se trata de um último recurso para salvar o telefone sem a ajuda de um técnico especializado e, claro, depende de quanto o celular se molhou, e acima de tudo, de quais chips e circuitos dentro do aparelho foram afetados. Vale a tentativa.

Com informações da BBC Brasil.

ACESSA.com - Seu celular molhou? Saiba o que fazer para tentar salvar o aparelho