Sexta-feira, 11 de maio de 2012, atualizada às 18h52

Novas instalações do Departamento da Saúde do Idoso são inauguradas em JF

Da Redação
saude

As novas instalações do Departamento da Saúde do Idoso (DSI) de Juiz de Fora foram inauguradas nesta sexta-feira, 11 de maio. A nova sede do DSI fica na rua Batista de Oliveira 943, no Centro. Entre os principais objetivos dos serviços prestados no DSI estão manter os idosos ativos e saudáveis, estruturar a atenção integral, monitorar o processo de envelhecimento, identificar os fatores de risco de doenças e envolver a família e a comunidade no processo de cuidado com as pessoas que têm 60 anos ou mais.

O DSI foi criado em 20 de novembro de 1999 e funcionava na rua Espírito Santo 595. O serviço é referência no atendimento aos idosos com idade acima de 60 anos do centro da cidade e também aqueles provenientes de áreas descobertas da cidade. A área de abrangência alcança cerca de 15 mil idosos.

A equipe que recebe os pacientes engloba clínicos, geriatras, enfermeiros e técnicos. O atendimento é feito por duas médicas clínicas que atendem, em média, 12 pacientes por dia, totalizando aproximadamente 480 consultas por mês. Além disso, o DSI está trabalhando num projeto chamado Centro Dia dos Idosos, idealizado para fortalecer a convivência do idoso com sua família e melhorar a autoestima desses homens e mulheres que se sentirão mais ativos e mais respeitados.

Entre as atribuições do DSI estão: orientação e cadastro a Instituições Prestadoras de Serviços a Idosos, por meio do CREAS e do Conselho Municipal do Idoso; atendimento em Atenção Primária a pacientes com 60 anos ou mais, realizados na região do centro em áreas descobertas pelas demais unidades do município. Além de atendimento médico aos idosos com suspeita de Mal de Alzheimer e demais patologias relacionadas ao envelhecimento — situação em que é necessário encaminhamento das Uaps ou do próprio DSI — e, em parceria com o Centro Mais Vida, de projetos de capacitação sobre políticas específicas para a população idosa; assim como atendimento aos idosos que foram acometidos por algum tipo de violência ou maus-tratos.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Novas instala?es do Departamento da Sa?de do Idoso s?o inauguradas