Amigo oculto online vira febre na internet

Serviço criado pela ACESSA.com contabiliza mais de 500 mil inscritos

Jorge Júnior
Editor

"O meu amigo oculto é..." Esta frase é bem comum quando familiares, amigos e colegas de trabalho e da escola se reúnem para a confraternização de final de ano, juntamente com as tradicionais trocas de presentes. Porém, muitos grupos têm dificuldades na hora de realizar o sorteio do amigo secreto, principalmente por conta daqueles entes que estão longe e só chegam para as comemorações desta época do ano.

Pensando nisso, desde 2004, a ACESSA.com criou o amigo oculto online, serviço que já teve mais de 500 mil inscritos. Segundo o programador da ACESSA.com e desenvolvedor do serviço, Lúcio Tanini, naquele ano foram feitos 34 sorteios e, por meio dos dados, percebe-se que o sistema online virou febre e está facilitando a vida dos participantes de todos os cantos do mundo.

Lúcio Tanini afirma que o programa é seguro e explica que "cada pessoa recebe uma senha quando é convidada a participar. O organizador utiliza este código para gerenciar o grupo, e os outros participantes vão usar a senha depois que o sorteio for feito, para enviar recados. Isso evita os 'trotes' de outros membros, que poderiam enviar mensagens se passando por você, já que eles têm o código do grupo e, provavelmente, sabem seu e-mail. Todas as mensagens/recados do sistema chegam na caixa de e-mail informada no cadastro que também possui sua própria senha. As mensagens trocadas não ficam armazenadas em nosso servidor, somente na caixa do destinatário”, explica.

Mas, para que dê tudo certo, o internauta precisa ter alguns cuidados na hora de cadastrar os participantes. Os nomes e endereços de e-mail devem ser escritos corretamente. Além disso, os que possuem e-mail com filtro anti-spam, devem adicionar o endereço da ACESSA.com (amigo_oculto@acessa.com) na lista de remetentes liberados, ou lista branca, para que a mensagem contendo o nome de seu amigo oculto não seja bloqueada.

O e-mail de confirmação é enviado logo após a criação do grupo. Cada participante deve aceitar ou não o convite. Não há limite de participantes, o organizador poderá acrescentar ou excluir e quando todos estiverem confirmados ele já pode realizar o sorteio.

Após isso, o sistema passa a permitir o envio de recados, o que deixa a brincadeira ainda mais animada. "Não existem limites de mensagens, mas o participante só pode enviar para quem ele tirou ou para quem o tirou. No primeiro caso, as mensagens são anônimas", completa.

Surgimento

O amigo oculto online da ACESSA.com surgiu a partir da demanda do setor de jornalismo da empresa, quando um colaborador do Portal ACESSA.com estava produzindo uma matéria para o caderno de Fim de Ano. “Sempre pensei em situações reais que aconteciam no 'amigo oculto de papel'  e como elas poderiam ser melhoradas com um sistema. Por exemplo, um parente que mora fora e precisa de alguém para pegar o amigo para ele, já estraga parte da brincadeira porque esse alguém já sabe quem é o amigo do outro”, compara.

Atento às situações comuns do momento mais esperado das festas de finais de ano, o programador revela que o espaço de mensagem foi criado para que o participante tenha mais informações de quem ele tirou, caso não tenha muita afinidade com seu amigo oculto. “O recurso de recados pode ajudá-lo a conseguir mais informações com o colega de forma anônima, ou para aquelas brincadeiras pós sorteio para tentar descobrir quem é o seu amigo''.

Para participar do amigo oculto online basta clicar aqui. Participe! Para mais informações, leia a nossa ajuda.

ACESSA.com - Amigo oculto online vira febre na internet