Aplicativos mudam formas de interação social e profissional

Avanço das tecnologias possibilitam smartphones transmitirem informações na palma das mãos

Lucas Soares
Repórter
20/02/2016

"Os aplicativos reformularam a forma que interagimos com nossas ferramentas de trabalho, nos trazendo mais agilidade e a possibilidade de estar alinhado com nossas atividades onde quer que estejamos." É com essa frase que o empresário Rubens do Carmo define a forma como a tecnologia vem mudando sua vida ultimamente. Com tantos avanços, os aparelhos celulares vem se transformando, ao longo dos anos, em verdadeiras estações multimídia, possibilitando "quase tudo" ao usuário.

A palavra do momento é smartphone e celular é coisa do passado. Mas, apesar dessa tecnologia ter se popularizado há menos de cinco anos, o especialista em mídias digitais, Renan Caixeiro, explica que a utilização de aplicativos é a evolução daquilo que já existia anteriormente. "A maioria dos sistemas que os apps têm hoje já existem há anos. Mas o mobile tornou essa abrangência no mercado ainda maior", destaca.

Dentro desse universo, já recheado de apps de vários tipos e utilidades, é difícil surgir uma novidade. "Acho que, atualmente, já existe todo tipo de aplicativo que você conseguir imaginar. É difícil pensar em algo novo com tantas opções... Se eu tivesse alguma ideia legal, iria patentear e ficar milionária", brinca a tradutora Victória Freitas.

Dentre as opções que mais se destacam, certamente os aplicativos de interação social, como o WhatsApp, são os de maior sucesso. O comediante Alan Pandeló conta que faz parte de um grupo de bate-papo com outros profissionais da área em todo o país, e que, graças a isso, conseguiu expandir sua marca. "Utilizo o Whats para fazer contatos com produtores locais de shows e com outros comediantes. Me ajuda muito a sondar novas cidades para irmos. Temos um grupo com cerca de 75 comediantes de todo o Brasil, onde trocamos ideias com comediantes mais experientes, dicas e indicamos um para o outro", diz.

Praticidade

As facilidades dadas pelos aplicativos é a principal vantagem apontada pelos usuários na hora de optar pela compra de um smartphone, principalmente para economizar tempo. "Alguns ajudam pelo fato de eu não precisar passar muito tempo procurando por algo ou de não precisar sair de casa e enfrentar filas pra fazer uma coisa importante, como é o caso dos aplicativos de banco. Como sou uma pessoa que pensa sempre em economizar, o Tiendeo [app que fornece promoções de lojas e supermercados da semana na região] auxilia muito", revela Victória.

Há mais facilidades também para o uso profissional e financeiro. O analista em tecnologia da informação Francisco Beghelli afirma utilizar alguns programas para essas finalidades. "Eu uso o TeamViewer, um programa de acesso remoto a computadores dos meus clientes, para prestar serviços de forma rápida e não precisar ir na casa da pessoa. Na área da computação, o uso de app faz toda a diferença para encurtar espaços e economizar tempo. Além disso, utilizo também o app do meu banco, junto com o Excel para Android, para organizar minhas finanças."

Mobilidade

O empresário Rubens do Carmo vai além, quando considera seu smartphone uma ferramenta profissional. "O WhatsApp mudou a maneira como comunicamos, seja para um bate papo ou para uma simples questão de trabalho. Junto a ele, se combinarmos com o aplicativo do banco, e-mail e One Drive, onde ficam os arquivos de trabalho e projetos, praticamente tenho uma estação de trabalho remota. Ah, e por falar em remota, tenho utilizado bastante o Microsoft Remote App, para acessar alguns programas profissionais de computador, como o Microsoft Project e o Minitab, hospedados em um servidor, diretamente do meu iPad ou iPhone. Acho genial", opina.

Toda essa evolução, segundo o especialista Renan, surgiu a partir dos momentos que os aplicativos tomaram conta da vida moderna e passaram a auxiliar no cotidiano. "Isso aconteceu pela facilidade de se ter esses softwares literalmente na palma da mão, em qualquer lugar, a qualquer momento. A mobilidade é chave nesse acontecimento", conclui.

ACESSA.com - Aplicativos mudam formas de intera??o social e profissional