Segunda-feira, 3 de setembro de 2018, atualizada às 17h29

Campanha de vacinação contra sarampo e pólio é prorrogada até dia 14

Da redação

Os pais e responsáveis têm até sexta-feira, 14 de setembro, para imunizar crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos, contra sarampo e poliomielite. A campanha que terminaria na última sexta, 31 de agosto, foi prorrogada por mais uma semana.

De acordo com balanço do Setor de Imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) da Secretaria de Saúde (SS), a cobertura vacinal chegou a 84% no sábado, 1º, quando 120 crianças foram imunizadas no PAM-Marechal, abaixo dos 95% preconizados para garantir uma cobertura segura.  

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o primeiro caso suspeito de sarampo registrado na última quinta, 30 de agosto, na cidade ilustra a importância da vacinação como medida de saúde coletiva, que tem como objetivo proteger não só aqueles que podem tomar a vacina, mas também aqueles que ainda não podem ser imunizados. "Como as crianças menores de 1 ano, e outros para os quais a vacina do sarampo é contraindicada, como pessoas imunodeprimidas, cujo sistema imunológico esteja enfraquecido ou apresente diagnóstico clínico ou laboratorial de imunodeficiências graves congênitas ou adquiridas, infectadas pelo HIV e com taxas de CD4 (células do sistema imunológico) menor que 15%, gestantes e pessoas com alergia grave aos componentes da fórmula. Nestes últimos casos, a proteção está na conscientização do outro, que, estando imunizado, reduzirá o risco de que a doença chegue a eles".

As doses continuam disponíveis nas 63 unidades básicas de Saúde (UBSs), no PAM-Marechal e Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA).