Quarta-feira, 14 de março de 2018, atualizada às 8h50

Juiz de Fora terá o maior planetário de Minas Gerais

Da redação

Nesta sexta-feira, 16 de março, Juiz de Fora vai ganhar o maior planetário de Minas Gerais. O espaço será inaugurado às 18h30, no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Com uma estrutura de ponta (cúpula de 12 metros de diâmetro) e um equipamento de destaque internacional, o local promove um ambiente de imersão e transporta o público diretamente para as estrelas, demonstrando, de uma forma lúdica,  elementos do nosso universo.

O coordenador de Astronomia e responsável pelo Planetário, Cláudio Teixeira, ilustra: “é um cinema diferenciado” — uma analogia que é comum para começar a explicar a estrutura para quem ainda não está familiarizado com o funcionamento de um planetário. A experiência, no entanto, vai além do que vemos nos filmes: em vez de uma tela plana, a projeção dos filmes acontece dentro de uma cúpula, simulando nosso próprio céu, mas de uma forma mais nítida, sem obstáculos para uma visualização perfeita. Nós assistimos tudo de uma posição privilegiada, em poltronas reclináveis; e, além de apreciar o espetáculo, também podemos nos aproximar e ver detalhes de perto. “O espectador se sente dentro da projeção. É um entretenimento científico, feito em um porte não conhecido antes na região, que tem o potencial tanto para ensinar, quanto para ser um atrativo turístico.”

Com capacidade para 90 pessoas, o Planetário é parte do Centro de Ciências da UFJF e, a partir do dia 20 de março, funcionará de terça-feira a domingo, oferecendo sessões com duração de 30 minutos cada. Uma vez marcado, o ingresso poderá ser baixado no próprio celular do visitante e, então, apresentado na porta do local.

O Planetário conta com projetores que capacitam a visão de planetas, do Sol, da Lua e demais objetos do sistema solar, sendo possível demonstrar a órbita de satélites, detalhes de superfícies e movimento de estrelas, por exemplo. Além de ser uma atração única para visitantes, também será utilizado de forma didática, não só para as escolas que visitarem o Centro de Ciências, mas para disciplinas que envolvem o estudo da Astronomia na UFJF.

Equipamento de referência mundial

O responsável pela projeção do Planetário é o equipamento óptico Skymaster ZKP 4, produzido e instalado no Centro de Ciências pela empresa alemã referência mundial em tecnologia óptica e optoeletrônica, Carl Zeiss. De acordo com a descrição oficial do aparelho, a capacidade do número de estrelas projetadas, do norte ao sul, é aproximadamente 7 mil, de modo a não sobrecarregar a visão humana. O modelo também é mais realista do que os anteriores, com seus sistemas de controle e de operação inteligente integrados ao seu software astronômico.


ACESSA.com - Juiz de Fora ter? o maior planet?rio de Minas Gerais