Adilson Almeida Adilson Almeida 18/7/2011

Google+, a nova rede social da Google

 

Google+No meio de tantas novidades, a Google apresentou, no dia 1º de julho, sua nova rede social, que tentará desbancar o Facebook. A empresa de Mountain View, do Estado da Califórnia (EUA), apresentou o projeto Google+, também chamado de Google Plus.

Ainda em fase de testes, o Google+ já pode ser visto por algumas pessoas e em breve será disponibilizado para todos. Quem pensava que o projeto Google+ se restringiria ao botão de compartilhamento +1 em páginas da internet pode ficar de queixo caído quando vir que a proposta do serviço é unir pessoas com interesses comuns.

A nova rede social já alcançou alguns números importantes. Mais de 10 milhões de usuários compartilhando 1 bilhão de itens por dia e clicando no botão "+1" bilhões de vezes diariamente. Com isso, já fez seu principal concorrente, o Facebook, ficar de cabelos em pé.

O slogan do Google+ é "O compartilhamento da vida real na perspectiva da web", ou seja, a ideia do projeto é adicionar humanidade aos relacionamentos online, para que as pessoas deixem de lado o compartilhamento frio e impessoal que acontece hoje em dia.

Quando estiver disponível para todos, o Google+ poderá ser acessado por meio da nova barra do Google. Ela ficará preta na parte superior da página da Google e contará com o link "+Você", conforme imagem abaixo:

Barra

Clicando nele, os usuários poderão ter acesso à nova rede social e central de compartilhamentos da Google.

Ferramentas
  • +Circles

Um dos pontos principais do Google+ é o sistema +Circles. "Você compartilha coisas diferentes com pessoas diferentes. Mas compartilhar as coisas certas com as pessoas certas não deveria ser uma complicação. Com os círculos, fica fácil colocar seus amigos da balada em um círculo, seus pais em outro e seu chefe em um círculo só dele, exatamente como na vida real."

  • +Sparks

Qual o seu assunto favorito? Tecnologia? "Lembra quando seu avô recortava artigos de jornal e mandava para você? Era tão bom! Isso é, mais ou menos, o que o Sparks faz: procura vídeos e artigos de que você possa gostar para que, em seu tempo livre, você tenha sempre algo para assistir, ler e compartilhar. Seu avô ia gostar."

  • +Hangouts

Videoconferências em grupo, ou melhor, em +Circles. "Encontrar com amigos é uma das coisas mais legais que têm por aí. Com Hangouts, os encontros inesperados acontecem na web pela primeira vez. Avise aos amigos que você está online e veja quem aparece para um chat por vídeo. Até aperfeiçoarmos o teletransporte, não há nada melhor."

  • +Mobile

Google+ também estará disponível para smartphones e tablets. E o +Mobile não será apenas uma versão móvel do sistema, mas sim uma extensão do Google+ para que outras funcionalidades possam ser utilizadas.

  • +Instant Upload

Esse recurso dará adeus aos esquecimentos relacionados ao envio de fotografias para seus amigos. "Tirar fotos é divertido. Compartilhar fotos é divertido. Passar as fotos de seu telefone para a web é o oposto de divertido. Foi por isso que criamos o Instant Upload: a partir de agora, suas fotos fazem o upload automaticamente. Você não precisa nem dizer "X"."

  • +Huddle

Sofrer com mensagens de texto e telefonemas para marcar encontros com seus grupos de amigos não será mais necessário. O +Huddle cria chats em grupo e permite que reuniões ou passeios sejam combinados rapidamente.

Se você é usuário do Orkut e pensa que este é o fim, veja o recado que a Google deixou na página do projeto Google+:

"Usuários do Orkut, o Google continuará a trabalhar em aprimoramentos e recursos tanto para o Orkut quanto para o projeto Google+, pois ambos são muito importantes para os usuários. Acreditamos que a web se tornará cada vez mais social. Como o Orkut é a rede social número um do Brasil e tem sido muito bem sucedido, nosso objetivo é estender os novos recursos do Google+ para os usuários do Orkut conforme eles se tornam disponíveis."

Quer acesso ao Google+ ? Acesse a página http://plus.google.com/ e participe.

Até a próxima!

Mais artigos


Adilson Almeida é bacharelando em Sistemas de Informação. É Técnico de Suporte de Infraestrutura. Integra a equipe do projeto Prevenus, que estuda as prevenções para doenças ocupacionais na área de informática.