Adilson Diogo Adilson Almeida 6/12/2012

Avaliação da internet banda larga no Brasil

Banda largaNão é de hoje que ouço algum conhecido reclamando de sua conexão com a internet, e não importa o meio de conexão, em todos os meios há reclamações. Um estudo da empresa Pando Networks, realizado no ano passado, revelou que o Brasil ocupa o 163º lugar no quesito velocidade de conexão, atrás de países como Angola e Etiópia.

As operadoras de internet no Brasil são obrigadas a cumprir as diretrizes da resolução da Anatel nº 574, que estabelece indicadores mínimos de qualidade de conexão, mas pelo que parece nem todas conseguem garantir o mínimo de qualidade de conexão.

Com o intuito de garantir que estas empresas cumpram as diretrizes, a Anatel, em conjunto o Sindicato Nacional das Empresas de Telecomunicações (SindiTeleBrasil), criou a EAQ – Entidade Aferidora da Qualidade de Banda Larga, para monitorar a qualidade da conexão fixa de alta velocidade. Para que seja realizada a avaliação dos serviços das operadoras, a EAQ permite que os usuários das operadoras avaliadas sejam voluntários para receber um aparelho, chamado Whitebox, responsável pelo monitoramento da conexão. Este aparelho será ligado junto ao modem para que envie os resultados obtidos nos testes para a entidade.

Para se inscrever no programa, o usuário terá que acessar a página da EAQ e preencher um formulário de participação. Os pré-requisitos para participação no programa são:

  • Ser usuário de uma das seguintes operadoras: Oi, NET, VIVO, GVT, Algar Telecom, Embratel, Sercomtel e Cabo;
  • Utilizar um roteador para se conectar ao serviço de banda larga;
  • Ter uma tomada adicional próxima ao roteador (ou onde pretenda conectar o equipamento). Observe que o cabo de rede deve estar conectado entre o equipamento e seu roteador. Será fornecido um cabo de 1 (um) metro para essa conexão;
  • Não ser funcionário das operadoras monitoradas.

Agora é hora de ajudar a melhorar a internet em nosso país. Eu já sou voluntário. E você?



Adilson Almeida é bacharelando em Sistemas de Informação. É Analista de Suporte Jr. participando da implantação do sistema SIGA Saúde na cidade de Juiz de Fora. Participante ativo do projeto Prevenus, que estuda as prevenções para doenças ocupacionais na área de informática.

ACESSA.com - Avalia??o da internet banda larga no Brasil