N?o se esque?a da sa?de ao viajar Muitos pa?ses exigem o certificado Internacional de vacina??o para entrada dos cidad?os. Veja alguns cuidados que voc? precisa ter antes de viajar


Guilherme Oliveira
*Colabora??o
24/05/2007

A sensa??o ? sempre a mesma. Na hora de arrumar as malas para a viagem, seja para ir ? praia, ao s?tio ou para aquele local t?o sonhado, quando se fecha a porta de casa, a j? folcl?rica frase ? certa. "Estou com a sensa??o que estou deixando alguma coisa pra tr?s". Abrem-se malas, olha-se para tudo, para ent?o seguir viagem e enfim ter o descanso t?o merecido.

Na correria tradicional de quem quer logo sair do cen?rio local e alcan?ar novos horizontes, muitos se esquecem, sim, de fatores que podem fazer com que a viagem dos sonhos se torne um pesadelo. Para que isso n?o aconte?a, o cuidado com a sa?de deve estar em primeiro lugar na lista de quem viaja. Um resfriado, bolhas nos p?s ou at? mesmo adquirir doen?as mais graves podem ser evitados quando a preven??o ? certa na bagagem.

Vacinas contra os surtos

Recentemente no Rio de Janeiro ocorreu um surto de rub?ola. Em Salvador, antes do per?odo de carnaval, foi a vez do Sarampo. Aqui mesmo em Juiz de Fora ouve-se falar do surto da dengue ( leia a mat?ria). Ano passado, em Muria?, a meningite colocou a popula??o em alerta. N?o importa se vai viajar para perto ou para longe, ou at? mesmo fora do pa?s, estar atento ao local que voc? vai viajar ? uma das principais provid?ncias que se deve tomar. Voc? deve se preocupar qual ? a real situa??o das doen?as na cidade de destino.

Segundo a enfermeira do departamento de epidemiologia da prefeitura de Juiz de Fora, Maria H?lida, todos devem possuir o cart?o de vacina??o e principalmente se vacinarem. "O ideal ? sensibilizar as pessoas para que elas se preocupem com todas as vacinas necess?rias", diz. Para obter o cart?o basta procurar a UBS mais pr?xima de casa.

Al?m de prevenir, em alguns casos, estar em dia com as vacinas tamb?m serve para evitar "dor de cabe?a". Em muitos pa?ses ? obrigat?rio que o viajante tenha o certificado internacional de vacina??o. Clique e veja os pa?ses. "Se a pessoa n?o tiver o certificado de vacina, ela n?o entra no pa?s e volta mesmo", diz o agente de viagens e ge?logo, Marcos Paiva.

? o caso da Venezuela, que sediar? a Copa Am?rica em junho. O Minist?rio da Sa?de j? alerta em seu site que os torcedores brasileiros que queiram acompanhar de perto a competi??o se vacinem contra a Febre Amarela com pelos menos dez dias de anteced?ncia da viagem. Esse ? o prazo para o indiv?duo ser imunizado.

Marcos faz ainda um outro alerta para quem for viajar para o exterior: fazer o "Seguro Viagem", que pode ser feito nas pr?prias ag?ncias de turismo. "Sempre aconselho que se fa?a o seguro, principalmente quando se vai para a Europa que ? cariss?mo um dentista, um m?dico. Sempre falamos, mas t?m alguns que preferem n?o comprar, na maioria das vezes eles nem sabem que o seguro existe".

Previna-se:

Foto: Divulga??o Curtir a viagem com bolhas nos p?s devido a um sapato novo gera grande desconforto. Pensando em v?rias situa?es, desde as mais simples ?s mais graves, o m?dico ga?cho Fernando Lucchese (foto), lan?ou o livro "Viajando com Sa?de" (L&PM Editora) em que passa boas dicas para uma viagem tranq?ila.

"N?o fa?a viagens com cal?ados novos, que voc? ainda n?o sabe como se comportar?o em rela??o aos seus p?s. Aprendi com uma aeromo?a que, em viagens mais longas, um sapato de n?mero maior ou um chinelo ou sand?lia abertos s?o os mais confort?veis. Como sempre h? edema (ou incha?o) dos p?s, com este truque nunca haver? dificuldade de cal?ar ao final do v?o", escreve no livro.

Das diversas dicas, outra refere-se ao uso de chap?us e bon?s. "Se o viajante for enfrentar temperaturas abaixo de zero, ? importante que leve um chap?u ou um bon? de couro ou feltro bem macios".

*Guilherme Oliveira ? estudante de jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora