Tenta??o de final de ano O p?ssego, fruta da esta??o, lota barraquinhas e bancas de mercados de Juiz de Fora, ?s vesperas do Natal

Fernanda Leonel
Rep?rter
10/12/2005
Mais que bonito ele ? nutritivo! O p?ssego, essa deliciosa fruta da esta??o, possui grandes quantidades de vitamina A, C e D, al?m de ser rica em sais minerais. Possui fibras, que garantem o bom funcionamento do intestino e ainda uma menor quantidade de vitamina B5 que evita problemas de pele.

Se isso n?o bastasse a? vai uma boa not?cia: o p?ssego fresco ? uma das frutas de menor valor cal?rico. Tem tamanho m?dio possui apenas 35 calorias.

? imposs?vel andar pelas ruas do centro de Juiz de Fora e n?o encontrar muitas dessas frutas "pulando aos nossos olhos". Toda barraquinha ou banca de mercadinho est? lotada do p?ssego que possui safra de novembro ? janeiro. Jos? Ant?nio Gon?alves, vendedor de frutas da rua S?o Jo?o, diz que a fruta ? sempre muito procurada, apesar do pre?o superior em compara??o com outras.

O pessegueiro n?o ? uma ?rvore de f?cil cultivo no Brasil. Para ter um bom crescimento, ela precisa de temperaturas muito baixas, apesar de ser no ver?o a ?poca que ele d? os frutos. Pela dificuldade de oferta por parte dos fornecedores, o pre?o da fruta acaba sendo mais alto.

Isso ? verdade. O quilo de p?ssego chega a custar R$ 2,50. Por isso ? uma boa pedida aproveitar a esta??o para fazer receitas diferentes e deliciosas com a fruta que chega a ter o pre?o reduzido em 25%.


Suco de p?ssego, bolo de p?ssego, sorvete de p?ssego, doce de p?ssego. O sabor ? tanto que n?o p?ra s? na degusta??o da fruta. O p?ssego ? uma das frutas mais usadas para alimentos industrializados. Mas se o sabor se conserva, o valor das vitaminas n?o. P?ssegos enlatados e congelados cont?m n?veis mais baixos de vitaminas A e C e cont?m mais calorias que os frescos.

P?ssego pelos s?culos
O p?ssego j? ? conhecido e cultivado no mundo desde 20 s?culos antes de Cristo. Surgiu na China, e s? chegou ao Brasil por volta de 1532, atrav?s de Martin Afonso de Souza com a chegada das primeiras expedi?es portuguesas.

O cultivo comercial s? come?ou no Brasil em 1930. E atualmente, apesar do dif?cil cultivo, ? poss?vel destacar grandes culturas de p?ssego nas regi?es Sul e Centro Sul do pa?s, principalmente Rio Grande do Sul e Paran?.

Receitas de dar ?gua na boca

Nutritivo e vers?til, o p?ssego pode ser saboreado fresco, acrescentado a saladas de frutas ou cozido com carnes e aves. Ali?s, pratos preparados com p?ssego e carnes s?o muito valorizados pela alta culin?ria. Ele tamb?m pode ser assado, grelhado ou escaldado para fazer bolos, tortas e outras sobremesas, como p?ssegos em calda. A culinarista, Alexandra Albino, tem uma sugest?o. Um Pav? de P?ssego de dar ?gua na boca. A receita ? f?cil, pr?tica e barata.



Ingredientes:

  • ? litro de leite
  • ? lata de creme de leite
  • ? lata de leite condensado
  • 1 gema
  • 4 gotas de ess?ncia de baunilha
  • ? colher de sopa de manteiga
  • ? de x?cara de leite
  • 1 colher e ? de sopa de amido de milho
  • 1 pacote de biscoito champagne
  • 1 lata de p?ssego em calda

    Modo de Preparo: Coloque o leite, o amido de milho, o leite condensado, o creme de leite, a gema e as gotinhas de baunilha no liquidificador. Bata!
    Depois leve ao fogo o leite e a manteiga at? ferver. Ap?s a fervura, misture o que est? no liquidificador e deixe no fogo at? engrossar. Quando estiver no ponto, pingue a ess?ncia de baunilha. Est? pronto o creme.
    Molhe o biscoito no soro do creme de leite. Pique o p?ssego em calda em pedacinhos. Pronto! Agora ? s? montar em forma colocando uma camada de creme, uma de biscoito e uma de p?ssego quantas vezes voc? quiser. Decore a parte superior ? gosto

  • Acesse as receitas do S? Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.