Preparando-se para viajar na Semana Santa Planeje com anteced?ncia o passeio e atente-se para alguns detalhes importantes para que a viagem saia perfeita


Daniele Gruppi
Rep?rter
14/03/2008

Os juizforanos j? est?o na contagem regressiva para a Semana Santa. Vai ser a oportunidade que muitos v?o ter para viajar, relaxar e sair da rotina. Os roteiros de passeios s?o variados, mas os cuidados para que a viagem seja perfeira n?o depende s? do lugar escolhido.

Segundo a gerente de uma ag?ncia de viagem, M?nica Batista Campos, ? preciso sempre portar documentos. Se o passeio for a?reo, ? preciso levar carteira de identidade original e/ou passaporte com a data de validade em dia. "Para entrar nos pa?ses que fazem parte do Mercosul vale a identidade, mas para outras na?es ? necess?rio estar com o passaporte. Carteira de motorista ou militar n?o s?o aceitas".

J? para as viagens rodovi?rias, vigora a regra da carteira de identidade ou da certid?o de nascimento para passageiros menor de idade.

M?nica orienta tamb?m na escolha dos hot?is. "Deve-se considerar a localiza??o, e h? casos, como em Buenos Aires, que a estrela n?o corresponde ? qualidade que estamos acostumados no Brasil". Outro item para se atentar na hora de fechar a reserva, ? em rela??o ao que o hotel oferece, pois muitos incluem na di?ria caf? da manh? e jantar, outros apenas uma refei??o.

"Os hot?is tem classifica??o de tr?s a cinco estrelas. As pousadas s?o mais simples e tem um charme especial. Em geral, s?o mais aconchegantes e o n?mero de h?spede ? menor, o que possibilita contato com outros turistas e tamb?m com os funcion?rios. Mas, a escolha de um ou outro vai de acordo com a prefer?ncia do cliente", explica.

Foto de M?nica Quanto ? bagagem, a gerente aconselha a nome?-la. Se a viagem for de avi?o, ? bom colocar cadeados ou lacr?-la para evitar que ela seja violada. "Quando for levar eletr?nico, tem que lembrar de fazer a declara??o no aeroporto", avisa.

Ela ainda d? a dica para as pessoas levarem uma bagagem de m?o, com kits b?sicos, como uma pe?a de roupa e biqu?nis, se for ?s cidades praianas. "Caso aconte?a da mala ser extraviada, a pessoa vai estar com alguns objetos de primeira necessidade. Os pertences de valor n?o devem ser despachados junto ? bagagem", alerta.

Em rela??o ? alimenta??o, M?nica diz n?o fazer refer?ncia a esse assunto. "? legal conhecer a culin?ria local, mas tem gente que prefere fast food, algo mais tradicional. Tem regi?o que a comida tem tempero mais forte, ent?o, n?o deve abusar. Cada um tem que saber o seu limite".

Roteiro no auge

M?nica Batista afirma que o roteiro campe?o de turista na Semana Santa ? Buenos Aires. "O passeio est? no auge e n?o estamos quase tendo o que oferecer". Os fatores que atraem tantos juizforanos s?o, al?m do c?mbio baixo, o custo barato de hospedagem, comida e passeios.

Foto da jornalista, Joana FrancoA jornalista Joana Franco, 25 anos, escolheu a capital da Argentina para viajar com o namorado e os amigos. "Para quem quer gastar pouco e sair do Brasil, ? uma boa op??o". Ela vai visitar tamb?m Mendon?a, Santiago e Vi?a Del Mar, os dois ?ltimos locais ficam no Chile.

A decis?o da viagem aconteceu em outubro do ano passado. A compra das passagens e a escolha dos passeios foram feitas via Internet. "S? a hospedagem que resolvemos junto ? ag?ncia", afirma.

Segundo M?nica, a jornalista acertou em ter planejado com anteced?ncia e afirmou que a ajuda de firmas especializadas em viagens garante a tranq?ilidade dos turistas, j? que eles recebem todo o suporte necess?rio em todos os momentos do passeio.