Turismo
Pacotes para o Réveillon lideram procura nas agências
Com a crise, os cruzeiros para o litoral brasileiro estão entre
os principais destinos
dos juizforanos.
Repórter
03/12/2008
Com a chegada do final de ano muita gente começa a pensar no que vai fazer na passagem de 2008 para 2009. Os juizforanos que desejam viajar no réveillon e ainda não planejaram o roteiro devem se apressar para conseguir um bom destino e não se decepcionar em plena passagem de ano.
As agências de turismo de Juiz de Fora já fecharam a maioria dos pacotes para as viagens de fim de ano. As opções de destino e de preço são as mais variadas. Mas em uma coisa as empresas concordam: a crise econômica alterou o plano de muita gente.
Na empresa onde trabalha o agente de viagens Marcos Gomes de Paiva a crise não afetou a quantidade de clientes. Ao contrário, a empresa registrou um aumento médio de 20% no movimento em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo o agente, o que mudou foi o destino das viagens de fim de ano, que registraram um aumento na procura por roteiros nacionais, principalmente o nordeste brasileiro.
"A demanda maior é para Fortaleza, Natal e Maceió"
, revela o agente, que também garante
o crescimento da procura por cruzeiros marítmos pela costa brasileira.
Segundo Marcos, o ideal para quem deseja viajar no réveillon é o planejamento antecipado.
"Quem quiser viajar hoje pode até encontrar um pacote, mas com certeza os valores
serão mais altos, pois as vagas em hotéis mais econômicos já foram todas vendidas"
, alerta.
Conforme explicado pelo agente, com o planejamento antecipado, um cruzeiro para o nordeste brasileiro durante o réveillon pode sair por, aproximadamente, U$ 1.570* por pessoa. O preço inclui todos os serviços disponíveis no navio, inclusive as bebidas, durante sete noites e oito dias.
Como o preço dos serviços de cruzeiro são cotados em dólar, quem fechou o pacote antes da crise mundial, conseguiu pagar um preço menor. Para facilitar ainda mais o pagamento, as agências de viagem dividem o valor total em até 10 prestações.
"Com a crise as pessoas não deixaram de viajar, apenas mudaram o destino. Mas
os clientes estão mais espertos agora; fazem tudo com bastante antecedência"
, conclui.
Mas na empresa onde trabalha o agente de viagens Roberto Trevizani o número de clientes caiu em função da crise. Apesar disso, os destinos mais procurados para o réveillon também são os cruzeiros pela costa brasileira, além das cidades como Paris, na França, e Nova Iorque, nos Estados Unidos.
O agente também alerta para a importância de planejar as viagens de fim de ano para
que os turistas não tenham a dor de cabeça como companheira a bordo.
"O ideal é programar
com um ano de antecedência. Mas nós já tivemos clientes que planejaram tudo bem antes"
,
conta Roberto.
Na empresa em que ele trabalha, o pacote para passar o ano novo na cidade luz pode sair por U$ 2.250*, em um período de uma semana. Já para o mesmo tempo em Nova Iorque, o turista pode pagar em torno de U$ 3.200*.
"Os cruzeiros são mais procurados por famílias. A viagem para Paris tem demanda
maior dos casais. Já para Nova Iorque a procura é mais freqüente para grupos de amigos"
,
avalia o agente.
Entre os destinos brasileiros para o final do ano, Roberto informa que Fortaleza, Porto de Galinhas, Salvador e Natal são as cidades mais procuradas pelos juizforanos.
*Valores pesquisados em dezembro de 2008
- 12/01/2009 » Compra antecipada prejudica carnaval de última hora - Pacotes são fechados com até 10 meses de antecedência. Em Juiz de Fora, os principais destinos já estão esgotados
- 18/12/2008 » Fotografias do Mapro passam por ação de conservação preventiva
- 18/12/2008 » Revisão no carro pode evitar problemas nas férias - Antes de pegar a estrada é importante realizar uma revisão para conferir os ítens de segurança do automóvel. Concessionárias de Juiz de Fora oferecem o serviço
- 09/12/2008 » Concessão de uso do mirante do Morro do Imperador está liberada para contratação direta
- 27/11/2008 » Novo modelo de passaporte começa a ser emitido em Juiz de Fora
- 26/11/2008 » Empresa garante que recuperou parte dos usuários após liminar da justiça que permite a parada dos ônibus interestaduais nos pontos urbanos
- 18/11/2008 » Biblioteca de Obras Raras da Fundação Museu Mariano Procópio passa por ações de conservação preventiva
- Leia mais matérias em arquivo...