E-Games da RedeTV! Mancada feia

Por

E-Games da RedeTV! Mancada feia
 Leon Cleveland 20/08/2015


E-Games da RedeTV! Mancada feia

Caros internautas e desbravadores: Nesse texto vou falar “rasgado”. Neste último sábado (dia 15 de agosto, para ser mais preciso), a RedeTV! em seu programa especializado em games, tratou de animes que inspiraram games e vice-versa. E trouxe alguns convidados “entendidos” do assunto. É importante saberem, caros desbravadores do Planeta Videogame, que “entendidos”, no caso, foi apenas uma forma educada e polida de dizer “não tinha ninguém melhor para ser chamado”. Um desses convidados você já deve ter ouvido falar. Ela é ex-VJ do MTV, blogueira e detentora do prêmio “CARACA! Não é possível que ela tenha 40 anos de idade!”, MariMoon. O outro convidado “entendido” do assunto é o Fabio Catena. Dito pela apresentadora do programa como um – prestem atenção nisso – Jornalista Especializado no assunto. O terceiro convidado, esse realmente entendido do assunto, é Fernando Mucioli, tradutor de animes, mangá e jornalista.

Até aí, tudo bem. O programa seguia falando de animes que viraram jogos, e vice-versa, e tudo mais. O programa seguia bem, até que a apresentadora puxa o carro da desgraça com Pokémon. Desbravadores, eu garanto a vocês que isso é uma mera coincidência, afinal, já falamos sobre Pokémon algumas vezes aqui no nosso espaço, mas que chuva de porcaria. As informações começam mal, quando o então dito “especialista no assunto” Fabio Catena. A apresentadora fala que um dos animes (um dos não ‘O’) mais famosos no Japão é Pokémon. Catena já começa a verborragia de porcariadas falando que “não é bem assim”. Ok. Um anime que está desde 1997 na TV realmente dever “não ser bem assim”. 889 episódios. Uma legião de fãs pelo mundo. Mas não é bem assim. Ele se defende ao dizer “não me apetece como história”. Claro que não. É um anime para crianças. Mas isso não o faz “ser bem assim” como você vociferou de forma errada. Mas pra quê te dar ideia? Afinal, é uma “briga de galo legalizada”, né?

Então, passado esse momento de falha – perdoável, mas dolorosa – o programa exibe sua matéria a respeito dos jogos dos monstrinhos de bolso. Tudo foi ótimo falando das duas primeiras versões: Red/Blue/Yellow (para o Game Boy/Game Boy Color) e Gold/Silver/Crystal (Game Boy Color). Quando começaram a desatinar sobre a terceira geração (Ruby/Sapphire/Emerald), a coisa desandou outra vez. Tiveram a pachorra de chamar a terceira geração de “Spin-Off” (ou seja, algo não cânone, não faz parte da cronologia oficial da série). Após isso, mostraram uma imagem do game Pokémon Battle Revolution rodando no DS, através de uma montagem horrorosa. Tal game foi lançado, oficialmente para o Wii – e esse sim, um spin-off! – e simplesmente PULARAM a quarta geração de Pokémon Diamond/Pearl/Platinum. O assassinato continua ao falarem que a quinta geração, Black/White (1 e 2) teve controvérsia em função dos gráficos, porque ele fora lançado às vésperas do 3DS. Isso nunca aconteceu. Nunca. E terminam a desgraceira com falando de Pokémon X/Y, a atual geração. Como se isso tudo que você acabou de ler não foi o bastante, a matéria acaba falando que tais games são sucesso de vendas do WiiU. WII U...

A indignação deste que vos escreve não se dá ao fato de uma franquia vencedora e cheia de méritos como Pokémon ter sido destruída para aqueles que não acompanham o mundo dos games ou para os menos entusiastas. A minha bronca é justamente com o fato da matéria mostrar como os games ainda são vistos de forma errônea e caricata no país! Uma emissora de TV em rede nacional, como a Rede TV! – que já não anda bem das pernas – não se pode dar ao luxo de fazer burradas em matérias, sejam elas de qualquer cunho ou editorial! Isso, novamente, mostra o despreparo e a falta de compromisso da produção do programa em pesquisar e apurar os fatos direitinho. Ora, gente: qualquer pulinho na Wikipedia daria informações pelo menos 45x mais precisas do que essas passadas pelo programa em questão.

Não me levem a mal, o programa não é ruim. Fazem uma ótima cobertura de e-sports (merece coluna, hein?) e ainda conseguem fazer uns bons reviews aqui e ali, mas é inaceitável essa postura amadora e infantil perante aos games. Estamos falando de uma indústria que hoje, conforme eu disse no primeiro artigo que publiquei aqui, calmamente supera o cinema. É o entretenimento mais lucrativo do mundo e só no Brasil ele ainda é visto como um passatempo para crianças. É o reflexo de uma cultura lotada de preconceitos e idiotices, que mesmo com a força da internet, ainda é perpetuada de forma imbecil e errada.

RedeTV, a iniciativa do programa é ótima. Mas o Inferno está lotado de boas intenções.


Leon Cleveland é formado em Comunicação Social pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. É fã de desenhos animados, mitologias, heavy metal, culinária, gastronomia, bacon e é completamente apaixonado por games. Tão apaixonado que sua Tese de Conclusão de Curso foi "O uso da Linguagem Cinematográfica nos Games". Já escreveu para várias publicações, analógicas e digitais, sobre o assunto e planeja se especializar na recente área de "Crítica de Videogames"