Anac restringe subst?ncias l?quidas em v?os internacionais Gel, pasta, creme e aerosol passam para a lista dos itens proibidos



Renata Cristina
R?porter

A partir de 1? de abril, quem for viajar para o exterior dever? ter cuidado redobrado com a bagagem. Assim como na Inglaterra e Estados Unidos, a Ag?ncia Nacional de Avia??o Civil (Anac) restringir? o transporte de subst?ncias l?quidas, como gel, pasta, perfume, creme e aerosol, em v?os internacionais com sa?das do Brasil.

Os frascos com at? 100 ml poder?o ser transportados, desde que em embalagens pl?sticas transparentes e vedadas. J? os recipientes acima desta medida, est?o terminantemente proibidos, mesmo se a embalagem estiver parcialmente cheia.

Conforme informou a Anac, as empresas a?reas e a Infraero v?o ter 30 dias para se adaptar ? nova regra. A fiscaliza??o deve ser feita ap?s a passagem pelo raio-x, antes da chegada a sala de embarque.

H? exce?es para alimentos de beb?s, medicamentos com receita m?dica e dietas especiais, mediante a apresenta??o de documentos que justifiquem a necessidade dos itens. Mesmo com os casos at?picos, s? ser? permitida uma embalagem pl?stica por passageiro.

Quem viveu a restri??o

A restri??o ?s subst?ncias l?quidas teve in?cio na Inglaterra, em agosto de 2006, ap?s a descoberta da pol?cia brit?nica de um plano de ataque bomba a avi?es que fariam o trajeto entre Reino Unido e Estados Unidos.

Na ?poca, o juizforano Thiago dos Reis Zouani, embarcou em um v?o para Londres e teve que deixar a bagagem de m?o. "Fui obrigado a remanejar meus objetos de valor e despach?-los em uma mala maior", relembra o administrador de empresas. Com isso, m?quina fotogr?fica, MP3 player, ?culos, entre outros objetos de Zouani correram o risco de se extraviarem.

Para quem j? viveu a restri??o, a medida n?o chega com "bons olhos" ao Brasil. "? desconfort?vel n?o poder viajar em um v?o de 13 horas sem ter uma pasta de dente, um desodorante ou perfume", declara. No entanto, Zouani acredita que pode fazer um esfor?o para ter um bom v?o. "Se for para prezar pela seguran?a, acho v?lido", esclarece.

Conforme informou a Anac, a medida ? necess?ria devido aos jogos Pan-americanos marcados para acontecer em julho, no Rio de Janeiro. A recomeda??o foi dada pela Organiza??o da Avia??o Civil Internacional.