Quarta, 01 de agosto de 2007, atualizada ?s 19h29

Infraero aprova pista do Aeroporto de Goian?, ?ltima exig?ncia para homologa??o da Anac


Fernanda Leonel
Rep?rter

A pista do Aeroporto de Goian?, h? 40 km de Juiz de Fora, foi aprovada na tarde desta quarta-feira, 1? de agosto, pela Infraero. Segundo nota oficial, o ?ndice de rugosidade para pousos e decolagens atende aos padr?es necess?rios ? homologa??o do aeroporto, que, depois de quase dois anos parado, aponta que pode decolar.

O documento de aprova??o agora segue para a Ag?ncia Nacional de Avia??o Civil (Anac), que d? o parecer final sobre a possibilidade de funcionamento. O teste para conhecimento do coeficiente de atrito foi realizado, a pedido da Anac, pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras P?blicas (Setop).

Em caso de resposta positiva da ag?ncia, o aeroporto poder? receber v?os diurnos. No que diz respeito aos noturnos, ainda v?o depender da libera??o da carta de aproxima??o feita pela Aeron?utica, o que, segundo previs?o da Setop, pode chegar a tr?s meses.

O aeroporto da Zona da Mata custou cerca de R$ 77 milh?es e est? praticamente pronto para receber linhas a?reas, no que diz respeito a estrutura. A ?nica exce??o est? na necessidade de instala??o de guich?s de atendimento.

Em meio a toda discuss?o sobre o caos a?reo brasileiro, os n?meros do aeroporto parado impressionam. A pista de decolagem e pouso, possui, por exemplo, mil metros a mais do que a do aeroporto de Juiz de Fora e supera at? mesmo a maior pista de Congonhas, em S?o Paulo, que tem 1.940 metros.

Mudan?as

Depois da poss?vel inaugura??o do terminal em Goian?, o destino do aeroporto de Juiz de Fora, ao que tudo indica, deve ser avia??o executiva.

O superintendente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportu?ria (Infraero) de Juiz de Fora, Maur?cio Campos de Oliveira, j? apontou que v?os comerciais devem ser transferidos para Goian?, que oferece melhores condi?es de seguran?a para aeronaves maiores.

Atualmente o aeroporto da Serrinha oferece v?os di?rios para S?o Paulo e para a cidade de Mucuri, que tamb?m est?o sofrendo reflexos da crise a?rea e da parcial interdi??o do Aeroporto do Congonhas.